Desenvolvimento! Indústria capixaba acumula crescimento de 18,6%, maior e melhor marca do Brasil em 2023 | Orgulho Capixaba
News • Economia

Desenvolvimento! Indústria capixaba acumula crescimento de 18,6%, maior e melhor marca do Brasil em 2023

Publicado em: 07/04/2023

Foto: Findes

Foto: Findes

Dados divulgados pelo Observatório da Indústria da Findes afirmam que o Espírito Santo teve uma crescente de 18% na produção industrial, sendo a maior e melhor marca do Brasil. O estudo faz parte da pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM) do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (6).

A maior parte do crescimento da Indústria capixaba se dá graças ao desempenho da área extrativa, principalmente com a produção de petróleo (crescimento de 31,9%) e gás natural (alta de 20,4%), conforme divulgado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Cris Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, afirma que a expectativa é de ainda mais crescimento no decorrer de 2023. “Somos um estado com vocação natural ao comércio internacional, isso beneficiará a produção e as exportações industriais capixabas”, disse Samorini.

Apesar do resultado positivo da produção industrial capixaba de janeiro, as outras bases de comparação foram negativas para o Estado.
Na comparação de janeiro de 2023 com o mesmo mês de 2022, a indústria geral do capixaba recuou 6,5%. Os principais responsáveis pelo desempenho foram a indústria extrativa (-4,2%) e da transformação (-10,7%).
Todas as atividades apresentaram recuo nessa comparação interanual: produtos alimentícios (-8,5%); celulose, papel e produtos de papel (-13,9%); produtos de minerais não-metálicos (-23,8%); e metalurgia (-2,2%), que foi impactada pela menor demanda mundial de aço no início deste ano, principalmente por parte do setor da construção.
Segundo a gerente executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, é importante destacar que, mesmo com a queda geral na produção industrial, houve o crescimento na produção de certos produtos dessas atividades industriais capixabas.
“Na indústria extrativa, tivemos um aumento da pelotização de minério de ferro, beneficiada pela melhora da cotação internacional deste produto; na produção de alimentos, ocorreu expansão da fabricação de carnes bovinas e de leite de coco; e a metalurgia, que registrou avanços produtivos nos ligotes e blocos de aço e nos tubos flexíveis de ferro e aço”, aponta.
Já no acumulado em 12 meses, a indústria do Espírito Santo retraiu 9,7%, sob a influência da menor produção da indústria extrativa (-18,9%), produtos alimentícios (-6,6%), produtos de minerais não metálicos (-11,2%) e metalurgia (-4,7%). Por outro lado, a fabricação de celulose, papel e produtos de papel avançou 4,4% nesse período, beneficiada pela demanda mundial por fibra curta e longa.

*** Fonte: Findes e Portal Dia a Dia ES

Recomendadas