News • Esporte

Dez Milhas Garoto bate recorde com 17 mil inscritos; treinadora dá dicas de como se preparar

Publicado em: 30/07/2025

A treinadora Maysa Lóss com o trófeu nas Dez Milhas Garoto 2023. Foto: Arquivo pessoal

A tradicional corrida Dez Milhas Garoto chega à sua 34ª edição superando todas as expectativas. Com 17 mil vagas preenchidas em apenas 48 horas, a prova principal,  marcada para o dia 28 de setembro, entre Vitória e Vila Velha, bateu recordes e consolidou seu lugar entre as maiores corridas do país. E para você  que vai fazer a prova, ainda dá tempo de se preparar com as dicas da treinadora Maysa Lóss.

Mais do que uma disputa esportiva, o evento é uma celebração que reúne diferentes gerações em torno do esporte e do bem-estar. Além da prova principal, o fim de semana de corrida contará com atrações para toda a família. No sábado, 27 de setembro, acontecem a Corrida Garotada, voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, e a Cachorrida, uma caminhada e corrida especial para tutores e seus pets. Ambas serão realizadas no estacionamento do Shopping Vitória.

A Corrida Garotada oferece distâncias adaptadas por faixa etária, com entrega de brindes e medalhas de participação. Já a Cachorrida, que chega à sua 4ª edição, celebra a relação entre humanos e animais com um percurso de aproximadamente 1,6 km.

Para atender à crescente demanda, o evento ampliou o número de participantes em todas as modalidades. Em 2025, são 17 mil inscritos na prova principal, 3 mil na Corrida Garotada e 700 duplas na Cachorrida. A retirada dos kits será feita na Fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha, nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

Largada da proa. Foto: Zoom Filmes/Garoto

 

Dicas de quem entende do assunto

A treinadora Maysa Lóss Klug, sócia da M2 Assessoria Esportiva, maratonista e 3ª colocada no pódio capixaba das Dez Milhas Garoto 2023 compartilhou dicas importantes para quem fará a prova. “Agora é a hora de organizar os treinos com consistência e estratégia. Ainda dá tempo de evoluir, mas é preciso fazer isso com inteligência. O foco deve estar em três pilares: volume progressivo, treinos específicos e fortalecimento. Não é o momento de ‘testar loucuras’ ou aumentar o volume de forma desordenada. É seguir um planejamento com objetivo claro: chegar bem no dia da prova”, orienta.

Segundo Maysa, o ideal neste momento da preparação é manter uma rotina de treinos de corrida três vezes por semana, começando com distâncias mais confortáveis e aumentando aos poucos. Ela destaca ainda a importância do fortalecimento muscular, com foco em grupos específicos como glúteos, posteriores de coxa, quadríceps, core e panturrilhas. “Nada de exagerar na carga ou fazer exercícios novos perto do dia da prova — o fortalecimento precisa ser contínuo, mas bem ajustado à fase do ciclo de treinos”, ressalta.

Com menos de dois meses até a prova, ela reforça que cada detalhe da preparação faz diferença na linha de chegada. Manter constância, cuidar da alimentação, hidratação, descanso e buscar orientação profissional são pontos fundamentais para garantir um bom desempenho e evitar lesões. “Acima de tudo é preciso curtir o processo. As Dez Milhas Garoto é muito mais do que uma corrida, é uma celebração da corrida capixaba”, completa.

Maysa na Meia Maratona do Rio 2025. Foto: Foco Radical

 

Sobre a prova

Criada em 1989 para celebrar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida se tornou um marco no calendário esportivo nacional. Além de incentivar hábitos saudáveis, o evento movimenta o turismo local, atraindo corredores de todos os estados do país para um fim de semana especial no Espírito Santo.

Reconhecida como a maior prova de 10 milhas do Brasil, a Dez Milhas Garoto é organizada pela Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).

Foto: Zoom Filmes/Garoto

Recomendadas