Aos 25 anos, Kallebe já é dono de seu próprio negócio: o Kymer Sushi. Apesar da pouca idade, o chef de cozinha tem bastante experiência e tudo isso começou pelo surfe.
Nascido na Barra do Jucu, em Vila Velha, Kallebe começou a surfar com 2 anos. Seu pai, Moacyr Carvalho, tem uma escola de surfe chamada Kymerson Surf School e foi com o mais velho que entrou no universo do esporte. Com experiência desde novo, não demorou muito para o jovem começar a competir, o que o levou a Califórnia.
“A gente viajou o litoral do Brasil inteiro surfando e competindo. Também competi na Califórnia, ganhei campeonatos juniores da minha categoria, ganhei patrocínio e passei a viver lá”.
Em 2014, quando foi pela primeira vez, ele mal sabia falar inglês. Já em 2016, estava mais preparado e, com seu pai, planejavam ir para a Austrália. Não deu muito certo e acabou ficando por lá e morando com Tracy Stout, uma fotógrafa norte-americana que o ajudou bastante em sua estadia no país e na carreira de surfista do rapaz.
Nas terras californianas, conheceu diversos restaurantes e culinárias diferentes. Em sua última temporada fora do país, por exemplo, foi gerente de um coffee shop por volta de 6 meses, enquanto dava aula de surfe e ainda trabalhava numa pizzaria. Também teve contato com a alta gastronomia de lugares como La Jolla, em San Diego.
“Eu voltei dos Estados Unidos sabendo fazer alguns tipos de culinárias, como a mexicana e a japonesa. Um dia eu estava fazendo comida japonesa em casa e minha irmã deu a ideia de montar um restaurante de comida japonesa”.
Isso aconteceu em 2020, no início da pandemia e, graças aos amigos e a família, que abraçaram a ideia, Kallebe resolveu começar o negócio. Mas a vida financeira estava complicada no Brasil e, após falar com alguns amigos da Califórnia, cada um contribuiu com um valor e o surfista colocou a mão na massa – ou no peixe.
“Se eu não me engano, tinha dado R$ 780,00 mais ou menos e foi o que deu para comprar material por dois dias. Comprei os materiais, meu pai dividiu a sala, fez uma cozinha, meu vizinho me emprestou uma mesa de mármore, comprei um fogão de duas bocas industrial e um freezer que a gente conseguiu comprar depois e aí foi indo”.
“Fiquei pensando ‘como deve ser esse processo das pessoas comprarem sua comida e de poderem julgar sua comida?’. Foi um momento de desconstrução da mente”
Apesar das inseguranças, o delivery de comida japonesa cresceu e hoje Kallebe é chefe de seu próprio restaurante, o Kymer Sushi, localizado no Sky Food Park, em Vila Velha.
“Eu tenho para mim que a arte nos leva a lugares que a gente nem imagina”
Além de surfista e chef de cozinha, Kallebe também está começando no universo da música e a arte é uma das principais inspirações tanto para o esporte quanto para a cozinha. Suas experiências de vida, principalmente a vivência na Califórnia, servem de inspiração para criar pratos saborosos, que despertam boas sensações.
“Minha função com a Kymer Sushi é poder colocar a culinária na vida das pessoas, de forma que venha agregar igual agregou na minha vida”
Além da prática no trabalho, Kallebe estudou a fundo a culinária japonesa e aperfeiçoou seu trabalho com cursos ofertados por chefs renomados, como Jun Sakamoto – dono do restaurante Junji, no Japan House em São Paulo, e conhecido por fazer pratos únicos e um dos poucos a fazer parte do seleto grupo de chefs que conquistaram uma estrela Michelin.
Não à toa, o Kymer Sushi é uma combinação de sabores frescos e vibrantes da Califórnia com a elegância da culinária japonesa, resultando em pratos inovadores que agradam todos os paladares.
Acesse o site para conhecer mais do Kymer Sushi e siga Kallebe no Instagram.