Do zero ao meio milhão; conheça a história de Adriana Batista, capixaba que se reinventou após uma crise financeira e uma mudança de profissão | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Do zero ao meio milhão; conheça a história de Adriana Batista, capixaba que se reinventou após uma crise financeira e uma mudança de profissão

Publicado em: 27/01/2023

Dra. Adriana Batista / Arquivo Pessoal

Dra. Adriana Batista / Arquivo Pessoal

Psicanalista clínica, doutoranda em psicanálise forense e mais de 7 formações de terapia integrativa. Assim podemos falar sobre uma breve parte do currículo da capixaba Adriana Batista.

Mãe de duas filhas, com uma formação invejável e uma carreira em expansão, Dra. Adriana tem uma história de superação e reinvenção. Com atendimentos que ressignificam a vida de seus pacientes – sejam eles do ES ou de outros locais do Brasil – o trabalho da capixaba é de suma importância para aqueles que buscam um patamar mental mais saudável.

Em entrevista ao nosso portal, Adriana contou um pouco sobre sua história de vida e como chegou à profissão que hoje rege a sua vida. Até aqui, superou crises financeiras, uma mudança brusca de ramo e várias outras adversidades.

“Trabalhei durante 16 anos com eventos corporativos pelo Brasil inteiro e sempre fui muito bem recebida. Sempre atuei em grandes eventos e não tinha tempo para minha vida, vivia praticamente dentro do aeroporto”, conta Adriana.

Apesar da rotina exaustiva, a capixaba sempre marcou presença nos maiores eventos do Estado e do Brasil. Sempre requisitada por grandes organizadores, deixava seu trabalho de qualidade por onde passava.

Em meados de 2018 foi acometida por uma crise financeira, que acabou se agravando nos dois anos seguintes. Além do novo problema com as finanças, acabou sofrendo outro baque: o fim do casamento.



Sem apoio para se recuperar financeiramente e sem a companhia do ex-marido, Adriana se viu em um momento de abandono, onde só dependia de suas forças para se recuperar.

“Quando fechou 2020, eu olhei pro céu e falei bem assim: ‘esse ano eu não vou chorar nenhuma lágrima, e a minha vida vai mudar totalmente’. E a minha vida mudou. Eu passei 2020 estudando. Estudava, estudava e estudava”, conta Adriana.

Até então, ela já havia conquistado a formação em duas terapias integrativas e continuou estudando psicanálise. Em 2021, já atuando na nova profissão, a virada de chave em sua vida aconteceu. Faturou incríveis R$ 500 mil e viu que estava no caminho certo. “Eu faturei meio milhão de reais para quem não tinha um leite para dar para a filha no ano anterior.”

Ela conta que para chegar nesse momento de sucesso o caminho foi árduo. Após a crise financeira e o fim do casamento, estava sozinha com suas duas filhas e não tinha nenhum auxílio do ex-marido.

“Eu era da área de eventos, e ali em meados de 2020 e 2021 eu não tinha o que fazer. Tudo estava fechado. Contei com a ajuda de vizinhos para alimentar minhas filhas e decidi vender picolé na porta de um supermercado para poder me manter”, conta.

Usando o valor arrecadado com as vendas para pagar a faculdade e alimentar as crianças, começou a se reerguer gradualmente. “Eu agradeço muito os tombos que a vida me deu e por meu ex-marido ter ido embora. Hoje eu tenho 43 anos, sou terapeuta integrativa, sou psicanalista clínica e estou estudando psicanálise forense”, frisa Adriana.



Hoje com uma nova carreira e dependendo apenas de seus esforços – que mostram resultados expressivos -, Dra. Adriana ajuda pessoas ao redor do Brasil e do mundo. “O foco da minha carreira é fazer o paciente entender que ele pode mudar sua realidade, independentemente do que ele está passando”, explica.

Com uma clínica física em Vitória, atende presencialmente no local, mas também promove atendimentos on-line para pessoas de mais de dez países.


Para Dra. Adriana, o que mais a motiva é ver o paciente ressignificando a vida e conseguindo viver da forma que sempre desejou.

Como desafio, ela afirma que o ego é o maior empecilho no trabalho com seus pacientes. “O ego tem o poder de limitar meu trabalho, principalmente quando o paciente carrega muito desse sentimento”.

Ela frisa que ainda não está no auge, mas que está no caminho. Em expansão com tratamentos fora do ES, ela sinaliza que quer conquistar cada vez mais espaço na terra onde nasceu.


Como combustível, Dra. Adriana tem as filhas como as maiores incentivadoras do dia a dia, e se apega na ideia de que tudo pode ser mudado. Afinal, ela é a prova viva deste pensamento.

“Eu tenho muito orgulho do que eu me tornei. Eu tenho um programa de mentoria que se chama “Despertando Poder do 360. E eu tenho uma técnica em que eu ressignifico a sua vida dos pacientes em três sessões, o que dá mais ou menos 63 dias”, explica Adriana.

Ela explica que nada disso é milagre e que nenhum resultado cai do céu, mas que o processo dá resultado. “Não é milagre, não é milagroso, é tudo a base do outro também. Mas tem me dado bons resultados enquanto terapeuta. E tudo foi a partir dessa história que contei. Sabe? Da perda financeira, da perda da família, dos nãos que levei e hoje eu me considero uma capixaba de sucesso”, afirma Adriana.

A história de superação de Adriana nos mostra que nenhuma situação de tormento é eterna, e que com resiliência e capacidade de aprendizado, podemos alçar voos nunca imaginados.

Com sua forte história de vida, Adriana Batista é um Orgulho Capixaba, e sem dúvidas irá conquistar cada vez mais espaços no Espírito Santo e no mundo!

Recomendadas