Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano se apresentam neste sábado (27) no Museu de Arte do Espírito Santo | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano se apresentam neste sábado (27) no Museu de Arte do Espírito Santo

Publicado em: 21/05/2023

Flávia Caitano é um dos destaques deste sábado (27) / Foto: Arquivo Pessoal

Flávia Caitano é um dos destaques deste sábado (27) / Foto: Arquivo Pessoal

Com um formato intimista e direcionada a todos os tipos de público, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória, apresenta mais uma edição do projeto musical “Maes Tons” com o Duo Frade Guerrero e Flávia Caitano, neste sábado (27). O evento tem início às 16 horas, na biblioteca do Maes.

A programação começa com o Duo Frade Guerrero, formado por Rodrigo Frade (flauta) e Belquior Guerrero (violão). Ambos fazem parte da Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames), Rodrigo Frade é professor de flauta transversal e Belquior Guerrero é professor de Violão Erudito na e membro do VIX Ensemble. No repertório do duo, obras de Gabriel Fauré, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e Jacques Ibert.

Já a cantora e compositora Flávia Caitano destaca que o seu Pocket Show “Experienciando”, consiste em canções lançadas em 2022 e 2023, e também faz menção a cantores que são referências musicais. Suas canções falam da natureza em diversas vertentes, tendo como marca a suavidade da voz.

“É uma grande oportunidade para um artista poder apresentar seu trabalho respaldado pelos nomes da Faculdade de Música do Espírito Santo e pelo Maes e, felizmente, eu vou ter essa alegria. Desde 2021 venho trabalhando em tornar público a minha relação de anos com a música. E depois de muito tempo tocando e ensinando, se tornou inevitável interpretar canções que tocam meu coração, e poder compartilhar isso com o público é maravilhoso. O Pocket Show “Experenciando” é uma mescla entre as canções que já gravei e os músicos que inspiraram minha jornada musical até aqui, vai ser um momento especial e espero todos lá”, destaca.

– O projeto

A ideia do projeto Maes Tons é possibilitar uma leitura associada entre as artes visuais em interlocução com outras manifestações artísticas, como a cena musical produzida no Estado. As exposições organizam narrativas em tons de manifestação e que, por vezes, não estavam no centro da visibilidade do campo da arte. Também reforçam outras posturas e visualidades que nos permitem expandir os entendimentos sobre a cultura e como nos relacionamos com as diversidades. Os convidados do Maes Tons oferecem, em consonância com as exibições do Maes, experiências múltiplas que se expandem também pelo espaço do Museu.

– Conheça os artistas

Duo Frade Guerrero 

Duo formado por Rodrigo Frade (flauta) e Belquior Guerrero (violão). Rodrigo Frade é doutor em Música pela UFMG. Tem Mestrado em Performance Musical (2018) e bacharelado em Flauta (2014) pela mesma instituição. Deu início aos estudos musicais aos 7 anos no Conservatório de São João del Rei, MG. Atua como intérprete e organizador do Festival “Escuta Aqui!” Desde sua criação em 2020. É professor de flauta transversal na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Belquior Guerrero é doutor e mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Bacharel em Violão Erudito pela Universidade Estadual de Maringá. Iniciou seus estudos musicais com 5 anos de idade ao piano no Instituto de Música e Artes de Penápolis (IMAP) e, aos 12 anos, passou a dedicar-se aos instrumentos de cordas dedilhadas. Atualmente, Belquior Guerrero é professor de Violão Erudito na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames) e membro do VIX Ensemble. No repertório do duo, obras de Gabriel Fauré, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e Jacques Ibert.

Flávia Caitano 

A cantora e compositora Flávia Caitano apresenta o Pocket Show Experienciando, que consiste em canções lançadas em 2022 e 2023, e também faz menção a cantores que são referências musicais. Suas canções falam da natureza em diversas vertentes, tendo como marca a suavidade da voz.

Licenciada em Música pela Fames, Flávia Caitano é uma das coordenadoras do projeto “Fames nas Comunidades”, que trabalha com música popular para crianças e jovens nas regiões de maior vulnerabilidade social e violência contra jovens. Também compõe o corpo administrativo da Fames, trabalhando com patrimônio e compras. Publicou na ABEM o artigo “Instrumentos sinfônicos e repertório erudito para jovens em situação de vulnerabilidade social: uma experiência de ampliação de práticas musicais na Escola de Música Tocando em Frente, em Cachoeiro de Itapemirim/ES”.

No ano de 2020, em pleno período pandêmico, criou o Canal Papo Musical com objetivo de conversar com os músicos e trazer o universo musical mais próximo dos alunos e demais colegas dela. Nesse mesmo período, parcerias surgiram e a vontade de compartilhar as canções e a forma de interpretar tomaram forma. Em 2022, foi lançada a primeira canção que se chama “Aprendiz”. Em março de 2023, foi lançado seu mais novo trabalho, o single “Água”, disponível em todas as plataformas digitais.


Maes Tons 2023

Quando:  27/05 (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Biblioteca do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória;

Atrações musicais: Duo Frade Guerrero e Flavia Caitano;

Entrada gratuita;

Recomendadas