É carnaval: empreendedores apostam nas redes sociais para viralizar seus acessórios criativos | Orgulho Capixaba
News • Economia

É carnaval: empreendedores apostam nas redes sociais para viralizar seus acessórios criativos

Publicado em: 08/02/2024

Foto: Instagram @daiseduarteatelie

O carnaval é um período bastante lucrativo para diversos setores. Só no comércio virtual, as projeções para este ano indicam um faturamento de cerca de R$5,5 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em um cenário tão atrativo e favorável, empreendedores capixabas têm inovado para se destacar e conquistar a preferência do cliente.Quando o assunto é saber aproveitar datas comemorativas para vender, a artesã Daíse Duarte é especialista. Ativa no mercado sazonal e online, confecciona manualmente diversos acessórios temáticos, e busca oferecer opções diferentes e criativas, inovando em seu segmento. “Todo carnaval tem alguma novidade. Neste ano, estourou um modelo de flor de paetê e resolvi publicar um tutorial de como fazê-lo no meu canal do YouTube”.

Flor de paetê confeccionada pela artesã Daise Duarte.

A ideia de apostar na mídia social gerou resultados surpreendentes para a empreendedora, atraindo tanto o público interessado em aprender, quanto quem quer comprar o produto pronto. Com isso, muitos passaram a segui-la no Instagram, seu principal canal de vendas. “Dez dias depois que eu postei, o vídeo já tinha alcançado mais de 20 mil visualizações”, conta.

Ainda no ramo de acessórios, o casal Renata Cristiny e Pedro Henrique Machado são outro exemplo de empreendedores que têm lucrado no período carnavalesco. Além de estudar as tendências e buscar inspirações para produzir adornos, pulseiras, brincos e colares criativos, uma das principais estratégias da dupla é a preparação. “Nós iniciamos as produções, que são manuais, já em novembro, para no início de janeiro começar a postar e divulgar as peças de Carnaval”, destaca Renata.

Marketing Digital para o empreendedor

Desenvolver conteúdo para as redes sociais é uma boa maneira de aumentar as vendas. No caso do casal, a principal ferramenta de visibilidade utilizada é o Instagram, no qual aplicam diversas estratégias de divulgação. “Eu e meu marido publicamos muitas fotos e vídeos. Também enviamos algumas peças para conhecidos, que fazem stories divulgando. Dessa forma, mais pessoas vão conhecendo e comprando”.

Acessórios confeccionados por Rê e Pedro, do @adornodelas

Para incentivar que empreendedores aproveitem as datas comemorativas para engajar nas redes sociais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) disponibiliza artes temáticas para Instagram, Facebook e Whatsapp, gratuitamente, como explica o analista Bernardo Buteri: “Não é preciso pagar a criação de uma peça. Na Biblioteca Digital do Sebrae há modelos de posts editáveis, inclusive para o carnaval. Basta baixá-los e adaptá-los para a realidade do empresário”.

Fonte: ASN ES

VEJA TAMBÉM: 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Daise Duarte (@daiseduarteatelie)

 

Recomendadas