A segunda edição do Ponte Day, evento realizado pelo Instituto Ponte, reuniu mais de 400 pessoas, entre empresários e lideranças capixabas na noite da última quarta-feira (9), no Le Buffet Master, em Vitória. O evento reforçou a missão da ONG: oferecer a jovens talentos de baixa renda e em vulnerabilidade social oportunidades reais de ascensão social em apenas uma geração através da educação de qualidade.
Um dos destaques da noite foi o recorde de arrecadação: mais de R$ 2 milhões foram doados pelos empresários presentes, valor suficiente para garantir a manutenção de 200 alunos atendidos pelo Instituto Ponte.
O evento teve início com depoimentos emocionantes de jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação. Entre eles, Maria Eduarda Alves Rocha, de Ibatiba, aluna do IP e atualmente estudante de Engenharia Mecatrônica no Insper, que conduziu o palco como mestre de cerimônias.
A programação contou com a fala de abertura de Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex Partners, que apresentou dados sobre os desafios da educação brasileira e sua relação com o desenvolvimento do país. Em seguida, Bartira Almeida, fundadora e presidente do Instituto Ponte, subiu ao palco com um discurso sobre o desafio de mudar a cultura de alunos, famílias, comunidade e empresários. “Desde 2014, também temos trabalhado para transformar a cultura de quem doa. Para que mais pessoas entendam que apoiar a educação de um jovem talentoso é investir no futuro do país”, destacou.
Bartira Almeida, fundadora e presidente do Instituto Ponte – Foto: Cacá Lima
Um dos momentos mais inspiradores da noite foi o painel mediado por Rafael Furlanetti, sócio-diretor institucional da XP Investimentos, com participação dos empresários William Ling (Évora) e Luís Fernando Porto (Localiza), que compartilharam suas trajetórias e visões sobre a importância da filantropia.
“Filantropia pra mim hoje é um objetivo de vida. O Brasil tem um percentual de doações muito abaixo da média global, mas vejo essa cultura florescendo”, afirmou Luís Fernando Porto.
Já William Ling ressaltou a urgência de investir na base: “Nós somos programados para ajudar o próximo. Se queremos um país melhor, precisamos começar pela educação.”
O Ponte Day também teve como objetivo prestar contas aos parceiros, apresentar os resultados da instituição e ampliar sua rede de apoio. O Instituto Ponte já foi eleito seis vezes uma das 100 melhores ONGs do Brasil e, atualmente, atende 360 alunos em 12 estados brasileiros. A meta para os próximos anos é ampliar esse impacto, chegando a 650 alunos até 2029.
Segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), no Brasil, são necessárias nove gerações para que uma família de baixa renda alcance a média nacional. “Queremos proporcionar a mais jovens o acesso a uma educação de qualidade e oportunidades reais de ascensão social em uma geração”, concluiu Bartira.
Bartira Almeida reuniu líderes e empresários na noite de quarta-feira (09) em prol da educação – Foto: Cacá Lima
Com informações: Assessoria de Comunicação – Instituto Ponte