News • Geral

Em livro, Fernando Carreiro revela os e bastidores das campanhas eleitorais

Publicado em: 24/03/2025

Em ‘Campanhas, Casos & Cases’, consultor que há 20 anos vive no meio do poder e dos poderosos mostra como funcionam as engrenagens da política e o lado humano dos políticos

O jornalista Fernando Carreiro completa, neste 2025, 20 anos de carreira no marketing político e decidiu contar parte das histórias que viu e viveu no meio do poder e dos poderosos em um livro. Carreiro, que repele a alcunha de “marqueteiro”, vai lançar seu ‘Campanhas, Casos & Cases’ no Dia do Jornalista, 7 de abril, em Vitória. Na obra, ele expõe estratégias consagradas em campanhas eleitorais e os erros – nem sempre dos profissionais da comunicação – que levaram candidatos a fragorosas derrotas. Revela também diálogos, artimanhas e situações espinhosas por que passaram ele e seus clientes. “É claro que conto aquilo que pode ser falado. O ‘não-dito’ é o que mais importa na política, e ele está muito claro nas entrelinhas para que possa ser lido pelo leitor”, garante Carreiro, com certo suspense.

Entre os casos e cases relatados no livro de Carreiro há o de uma candidata que começou a corrida eleitoral em último lugar, com 3% das intenções de voto, e chegou a liderar a disputa com 43% a pouco mais de uma semana da eleição, mas sucumbiu depois que uma aliança foi feita por seus adversários para derrotá-la. “As campanhas políticas estão cheias dessas reviravoltas homéricas e tão dramáticas quanto os clássicos shakespearianos. E é esse olhar, menos frio e mais humano, sobre a política, que trago no livro”, assinala o autor.

Carreiro, que foi o estrategista da campanha de Manato para o governo do Espírito Santo em 2022, conta no livro o real motivo de sua saída após ajudar o candidato a chegar ao segundo turno, rompendo um jejum de 28 anos sem segundos tempos eleitorais no Estado: “À época, o capixaba e o até mesmo o Brasil, já que a notícia da minha saída foi parar no jornal O Globo, souberam de uma parte das motivações que me impediram de estar na reta final daquela campanha. No livro, eu conto, em detalhes, o lado que somente eu e o candidato até então sabemos, mas agora será revelado”.

O livro traz ainda histórias muito curiosas. Durante a produção de uma série de comerciais para um partido político, as mídias sumiram dos computadores da produtora às vésperas de irem ao ar na TV: haviam sido sequestradas por um hacker, que pedia milhares de dólares em bitcoins; Carreiro conta como resolveu esse problema. O autor desnuda, também, bastidores de duas campanhas em que trabalhava simultaneamente e cujos candidatos estavam internados na UTI; relembra o dia em que contratou um dublê de mão para um candidato cuja caligrafia “era um garrancho só”; conta como ajudou os militares a pressionarem o governo por melhores salários; e revela como ajudou um juiz prestes a sentar no banco dos réus a suavizar sua imagem perante a opinião pública. Além, é claro, de dar notabilidade a muitas estratégias vitoriosas “e outras nem tanto”, como ele mesmo faz questão de dizer: “Na vida não há perdas, a gente sempre ganha: ou você ganha ganhando, ou aprende com os erros. Não devemos resumir nossa trajetória a um punhado de boas conquistas”.

Para Carreiro, a obra, que tem 432 páginas, é uma oportunidade de rememorar a história política do Espírito Santo sob uma ótica muito peculiar: a do bastidor e a das relações humanas: “os políticos não são astros inatingíveis; eles têm suas dores, angústias, sofrem com suas indecisões. E eu pude ver, viver e muitas vezes compartilhar desses sentimentos de um lugar muito privilegiado, que foi ali ao lado deles. É importante que conheçamos a história desses homens e mulheres públicos a fim de entendermos o quê e por quê fazem o que fazem no presente”, registra. O jornalista garante que seu texto nem de longe se assemelha aos dos “enfadonhos manuais de marketing”. “Este é, acima de tudo, um livro técnico. Com alma e corpo do relato das minhas memórias, mas técnico. Seu texto é orgânico, como uma conversa entre dois íntimos amigos: o autor e seu leitor; e orgânico, como são as nossas relações e como é a política longe dos manuais frios e dos protocolos engessados”, conta Carreiro.

Sobre refutar a alcunha de marqueteiro, Fernando Carreiro faz questão de explicar por que se considera ainda um jornalista, mesmo atuando nas relações públicas de políticos há duas décadas: “Um marqueteiro é visto pela sociedade e pelo mercado político como uma espécie de semideus, um ser infalível e quase invencível. Eu sou apenas um jornalista dedicado à sua causa. Jornalistas têm compromisso com a verdade, e ela nunca está de um lado só. Os políticos têm também sua voz, muitas delas enrouquecidas pelo tempo, abafadas por outras mais graves ou caladas por organismos diversos da nossa sociedade. Embora queiram demonizar a política, ela não é tão perversa como às vezes se apresenta. A propósito, uma das missões do meu livro é apresentar o lado humano da política: os próprios políticos”, conclui.

‘Campanhas Casos & Cases’ é um livro produzido e editado pela Bumerangue, uma das empresas de Carreiro, e distribuído pela Editora Pedregulho. O projeto gráfico e a capa são do designer Rodrigo Basseti.

SERVIÇO

SOBRE O AUTOR:
Fernando Carreiro, 40 anos, é jornalista. Consultor de comunicação, é especializado em comportamento humano, gestão de crises de imagem e estratégias políticas e de marcas. Assessorou os maiores nomes do mundo político capixaba e coordenou a comunicação de mais de meia centena de campanhas eleitorais de prefeitos, deputados e governador, no Espírito Santo, na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo. Também trabalhou no ambiente eleitoral de instituições como OAB, Unimed, Conselho de Medicina, Associação de Municípios e a dos Oficiais Militares. Foi Secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo na gestão do então presidente Erick Musso.

LANÇAMENTO:
Quando: 7 de abril, Dia do Jornalista
Onde: Livraria Leitura, Shopping Vitória, Enseada do Suá – Vitória (ES)
Horário: 19 horas
Número de páginas: 432
Quanto: R$ 79,90
Onde comprar: no site www.campanhascasosecases.com.br

Recomendadas