Empreendedora de Marilândia que vendia roupas a cavalo hoje é referência em negócios na Região Norte do ES | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Empreendedora de Marilândia que vendia roupas a cavalo hoje é referência em negócios na Região Norte do ES

Publicado em: 06/08/2023

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Desde a juventude, a capixaba Josiane Santos sabia que tinha aptidão para o mundo das vendas, mas enfrentou diversas barreiras até atingir o sonho de ter sua própria loja.

Sob o sol quente da região rural de São Gabriel da Palha, no interior do Espírito Santo, Josiane vendia roupas de porta em porta, mas contava com um meio ‘inusitado’: montada a cavalo. Percorrendo quilômetros por dia com o animal, Josiane conquistava clientes em toda a região e ganhava uma pequena comissão pelas peças vendidas.

Já adulta, passou a vender roupas na porta de uma fábrica em Marilândia, na Região Norte do Estado, mas sabia que precisava de um passo a mais para melhorar suas condições de trabalho.

Em 2015, se formalizou como Microempreendedor Individual (MEI), juntou uma pequena quantia em dinheiro, contou com doações de manequins e abriu sua primeira loja.

“Empreender está no meu sangue. Eu amo vender. Todo começo é difícil, mas o mais importante é que eu sabia que a fase ruim iria passar”, disse Josiane.

Buscando especialização, aprendeu sobre administração e gestão de negócios para tocar sua empresa da melhor maneira.

“Aprendi a calcular, a comprar mercadoria, a lidar com compras a prazo, a tratar bem o cliente, a organizar as saídas e entradas de mercadorias e a me reinventar para me manter no mercado”.

Com as especializações, aprendeu também sobre a parte burocrática da regularização de seu negócio, auxiliada pelo Sebrae-ES.

Depois de tanto esforço, a clientela aumentou e as vendas cresceram, mas Josiane ainda enfrentava dividas, já que costumava fazer vendas fiadas.

Novamente em busca de entender o melhor caminho para cuidar de suas finanças, contou com o apoio de uma consultora do Sebrae e se reinventou. Enxergou os erros em sua gestão, passou a melhorar os cálculos do estoque, focou no aumento das vendas e investiu em uma máquina de cartões.

Ela conta que esse momento foi o divisor de águas em sua vida. “Minha loja mudou da água para o vinho. O maior desafio foi entender onde estava o meu nicho, onde estavam meus potenciais clientes”.

Com a melhoria na gestão, Josiane passou a conqusitar prêmios estaduais e locais com sua empresa, e hoje vive dias cada vez mais prósperos em seu negócio, se tornando um verdadeiro modelo de superação e foco.

Conheça mais sobre a Josi Modas:

@josimodasmarilandia

h

Recomendadas