Arquivo Pessoal
Com maestria diante das adversidades do dia a dia, a empresária Jadna Pereira se reinventou após um período de situações negativas na jornada empreendedora. Formada em design de moda, mãe de três filhos e no comando de três empresas precisou se superar para não desanimar com os momentos difíceis.
Em entrevista ao portal Orgulho Capixaba, contou como trilhou parte de seu caminho de sucesso empreendendo no Espírito Santo.
Desde a juventude, Jadna se encantava com o empreendedorismo. Na época de escola, vendia produtos entre os colegas para ajudar nas despesas familiares. No começo, o maior desafio era a vergonha. “Por mais que eu saísse para vender aquela coisa toda, eu fui uma pessoa que sempre tive muita vergonha. Eu me escondia debaixo da cama quando chegava visita. Eu não sei como eu perdi essa vergonha, acho que foi a necessidade. Quando eu ia apresentar algum trabalho em grupo eu morria de vergonha, mas fingia que não estava sentindo nada”, lembrou Jadna.
Desbancando a vergonha e colocando o carisma a frente de sua jornada, começou a alcançar resultados ainda melhores. Passou a ter uma comunicação melhor com seus primeiros clientes e foi conquistando cada vez mais pessoas.
“É fundamental você parar para ouvir o que seu cliente diz, por mais que não seja coisa de trabalho, seja coisa de família, você meio que trabalha como psicólogo, né? Você ouve, dá conselhos, conversa, então você acaba fazendo aquele link com o cliente. Ele acaba se sentindo mais próximo a você quando você ouve o que ele tem a falar”, analisa.
Ver essa foto no Instagram
Desde o começo da vida empreendedora, se baseou no apoio familiar para ter ainda mais inspiração em seus projetos. Para ela, ver as pessoas da família ao seu redor era um combustível a mais.
Jadna se inspirou nas mulheres de sua família, que segundo ela, sempre foram de muita garra. Já no meio empresarial, tem Giovanna Caselli como uma pessoa com a qual se identifica. Giovanna é proprietária da tecelagem das Lojas Avenida, uma das maiores no ramo de vestuário do Brasil e em expansão ao redor do mundo.
Criando uma rede de contatos cada vez mais forte, no ano de 2012 investiu em sua primeira loja. Atuando no ramo de peças para eventos, empresas e todo tipo de material personalizável, cativou uma grande cartela de clientes na Grande Vitória.
O sucesso da loja era evidente e a necessidade de um local maior se apresentava. Em 2017 alugou um espaço na Avenida Vitória que comportava mais de 10 funcionários em um ritmo frenético de atendimento.
Tudo parecia se encaixar perfeitamente, até que dois episódios mudaram completamente o rumo dos projetos. Uma obra de mobilidade urbana na Avenida Vitória – que é uma das principais da Capital do ES – fez com que o ritmo de pessoas diminuísse drasticamente na região, dificultando também o estacionamento de clientes que chegavam de carro ao local.
Com a queda do faturamento, Jadna se viu obrigada a diminuir o quadro de funcionários. E quando as coisas pareciam retornar ao bom fluxo, a pandemia de Covid-19 chegou e impactou todo o funcionamento da empresa mais uma vez – assim como em várias outras ao redor do mundo.
Com o baque da pandemia, praticamente todo o quadro de funcionários foi dispensado. A empresária se desdobrava para manter a unidade da Avenida Vitória e da loja recém aberta no bairro de Santa Lúcia.
Como atuava com materiais personalizados para eventos e empresas, foi diretamente impactada com a diminuição das atividades de seus principais clientes. Em um cenário desanimador, por alguns momentos pensou em desistir do empreendimento. Porém, mais uma vez o apoio familiar foi providencial.
“Tivemos dificuldade na pandemia, tendo que fechar duas lojas e ficamos apenas com a loja matriz (Avenida Vitória). E o que me incentivou foi minha família. Olhar para meus filhos e ver que posso fazer algo por eles, ver que está tudo bem com eles e sempre fazer o melhor”, avaliou.
Ainda durante o período da pandemia, não deixou de buscar melhorias para a loja e para os funcionários que continuaram com ela. Vendo a necessidade de melhorar ainda mais seu empreendimento, investiu em uma faculdade de marketing, para aumentar a capacidade de captar clientes.
Além disso, estudou para iniciar um projeto 100% on-line, onde ensina o processo de sublimação para produtos personalizados em um canal no YouTube que vem conquistando cada vez mais adeptos na rede de vídeos.
Com o projeto Sublimação Descomplicada, iniciou um projeto de cursos virtuais onde atende alunos de todo o Brasil que pretendem entrar no mesmo ramo que ela investiu em meados de 2015.
Ver essa foto no Instagram
Não bastasse a loja e o projeto on-line, criou uma agência de marketing digital em parceria com o marido. Captando clientes nas três empresas, um cenário mais animador se abre na vida da empresária.
Perguntada sobre o que mais a motiva, Jadna foi categórica. “As dívidas”, brincou.
“Brincadeiras à parte, o que mais me motiva é o trabalho. Eu gosto muito de trabalhar. Sou uma pessoa que trabalha desde cedo, não me sinto bem quando estou parada em casa, não me sinto bem vendo as pessoas paradas ou a falta de movimento”, avalia a empresária.
Jadna complementa. “Às vezes você só não tem as coisas por ficar parado esperando cair do céu. Então eu me motivo a levantar todos dias e ir trabalhar com alegria, porque eu trabalho com o que eu gosto”, frisou.
Superando as adversidades que impactaram seus projetos em um passado recente, Jadna deixa uma mensagem de ânimo para quem deseja começar o próprio negócio. “Minha mensagem hoje é para a pessoa estudar, pesquisar o assunto que gosta e investir naquele nicho que ela está buscando.[…] Procure algo que você goste de fazer, que vai ser bem feito. Se você se dedicar a isso, a coisa dá certo e funciona. Então, é só arregaçar as mangas, acreditar, entregar nas mãos de Deus, que tudo dá certo”, complementa, com confiança.
Os projetos da empreendedora podem ser acessados por meio das redes sociais. Confira!
– Camisetas Vix Express: @camisetasvix.express
📍: Avenida Vitória, 1400, loja 9
📲: Pokei Agência de Marketing Digital: @pokei.oficial
📹: Sublimação Descomplicada / YouTube (clique aqui para acessar o canal)