O artista visual Paulo Casate exibe suas criações, pela primeira vez, na exposição “Instabilidade”, a partir do dia 9, na Vila Madalena
O artista capixaba Paulo Casate desembarca em terras paulistas na próxima semana para expor, pela primeira vez, suas criações na exposição coletiva “Instabilidade”. A mostra acontece no Espaço Contraponto, na Vila Madalena, em São Paulo (SP), próximo ao Beco do Batman, onde serão apresentadas cinco obras do artista, sendo quatro em madeira e uma em aço. O vernissage será no dia 9 de novembro (sábado), das 11 às 17h, e a exposição segue até o dia 17.
Paulo Casate é de Ibiraçu (ES), mora em Vitória e cria suas obras em seu sítio em Marechal Floriano, onde fica seu ateliê. Formado em Engenharia Elétrica, atuou durante 35 anos no mundo corporativo. Filho de marceneiro, começou transformando sobras de madeira em peças de design autoral. Casate migrou para as artes visuais trazendo uma percepção singular das formas e da tridimensionalidade.
Trabalhando com cubos, esferas e formas abstratas, suas peças refletem um olhar meticuloso e inovador sobre o espaço e a forma, desafiando constantemente a percepção do espectador. “Arte é algo que pretende provocar”, define.
O artista explica, ainda, que seu trabalho convida à reflexão sobre a relação entre o homem e a máquina e como essa interação pode resultar em subserviência humana aos ditames da máquina. “Através da abstração geométrica e tridimensional, uso a instabilidade física e emocional como metáfora para as tensões da vida contemporânea”, relata.
A exposição “Instabilidade” conta com a curadoria de Sérgio Fingermann, que é artista plástico, mentor e professor, reconhecido como um dos grandes artistas do país, com mais de 50 anos de experiência. A exposição contará também com a participação de outros artistas nacionais, como Francisco Irani, Paty Caselli, Georgia Abdalla Hannud e Magda Paiva.
Nasceu em 12 de agosto de 1952, em Ibiraçu (ES). Mora em Vitória e cria suas obras em seu sítio situado na área rural de Marechal Floriano, onde fica seu ateliê. Após 35 anos dedicados à Engenharia Elétrica, onde trabalhava com forças invisíveis como corrente elétrica e magnetismo, Casate migrou para as artes visuais em 2016 e começou a estudar História da Arte. “Na minha vida profissional trabalhei durante muitos anos com coisas intangíveis, então consigo pensar no que não estou vendo. Isso facilita meu trabalho na arte abstrata”, relata. Estudou com Charles Watson e, em 2023, Casate fez o primeiro curso com Sérgio Fingermann, que também foi seu mentor no desenvolvimento da linguagem.
Exposição “Instabilidade”
Vernissage: 9 de novembro (sábado).
Exposição: de 9 a 17 de novembro.
Horário: 11h às 17h.
Local: Espaço Contraponto. Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 55, Vila Madalena, São Paulo (SP), próximo ao Beco do Batman.