Foto: Divulgação
Há histórias que inspiram pelo sucesso profissional que alcançam e também pela harmonia com que equilibram vocação, família e propósito. A trajetória de Janine Milbratz Fiorot, nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) para o biênio 2025-2027, é uma dessas histórias.
Nascida em Vitória, mas criada em Linhares até os dez anos de idade, Janine carrega consigo a serenidade de quem aprendeu cedo o valor das raízes e da responsabilidade. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2002 e, nove anos depois, concluiu uma especialização em Direito Constitucional do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A caminhada na carreira pública começou cedo. Atuou como técnica judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região entre 2000 e 2003, foi procuradora do Estado do Espírito Santo em 2005 e, no mesmo ano, iniciou sua trajetória no Ministério Público do Trabalho — uma jornada que atravessou estados e experiências. Londrina (PR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) foram algumas das cidades onde exerceu a função com dedicação e firmeza, acumulando vivências que moldaram sua visão de justiça e de gestão pública.
“Essa trajetória em diferentes localidades proporcionou uma experiência profissional ampla e enriquecedora”, destaca. Hoje, além do trabalho à frente da Procuradoria Regional do Trabalho, Janine também atua como vice-coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, um espaço coletivo em parceria com o Ministério Público Estadual e outras instituições.
Sua experiência como procuradora-chefe substituta nos biênios 2021-2023 e 2023-2025 foi um preparo natural para o novo desafio. “Foi um período muito proveitoso, pois possibilitou compreender melhor a atividade administrativa do gestor e acompanhar de perto diversas demandas institucionais”, conta. Agora, no comando da Procuradoria, ela terá ao lado os membros José Pedro dos Reis e Carolina De Prá Camporez Buarque, respectivamente vice-procurador-chefe e procuradora-chefe substituta eventual.

Foto: Divulgação
Mas, para além dos títulos e responsabilidades, Janine é uma mulher de fé, mãe dedicada e apaixonada pela vida em equilíbrio. Casada há cinco anos, é mãe de Rael, de três anos, e Rajiv, de dois. Quando questionada sobre como concilia a rotina intensa do trabalho com a vida em família, responde com naturalidade: “Acho que tudo que a gente faz com amor, a gente consegue conciliar. É só ter vontade que a gente consegue equilibrar todos os lados — profissional, familiar, espiritual e físico.”
Nos momentos de descanso, Janine gosta das coisas simples que recarregam a alma: assistir a filmes, passear com os filhos e ir à praia. É eclética quando o assunto é música, apaixonada por comida italiana e tem na Tailândia o destino dos sonhos. Já o Atacama, viagem que define como “tudo”, marcou sua memória como uma das experiências mais inesquecíveis.
Religiosa, frequentadora da Igreja Batista da Praia do Canto, Janine reflete em sua trajetória uma fé que se traduz em serenidade e firmeza. E é com essa mesma postura que ela assume o desafio de liderar o MPT-ES, guiada por princípios que unem justiça, empatia e propósito.
Em um tempo em que conciliar vida pessoal e carreira parece quase impossível, Janine mostra que é possível — quando o amor e a fé caminham juntos.

Foto: Divulgação