Fabiana Brito, Ojuobá Amador, Nathacha Pôncio e Hellen Francischetto | Foto: Reprodução Instagram
O objetivo do Prêmio é identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas que buscam a equidade e igualdade étnico-racial e de gênero na Educação Básica.
O projeto “Autodeclaração: um caminho para equidade”, apresentado pelos professores Ojuobá Pedro Francelino Amador, Hellen Rosa Francischetto, Nathacha Pôncio Gava e Fabiana Brito Gava, foi uma das iniciativas premiadas e buscou a promoção da equidade racial e o combate ao racismo na instituição, considerando problemas de evasão e transferência escolar, muitas vezes gerados pela sensação de não pertencimento ao contexto educacional.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Wilson Resende, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, representou o Espírito Santo entre as 32 escolas finalistas do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). O objetivo do Prêmio é identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas que buscam a equidade e igualdade étnico-racial e de gênero na Educação Básica.
“É difícil descrever o que senti quando recebemos a premiação. Foi um misto de dever cumprido e” o que vamos fazer agora”? Essa luta não acaba aqui. Ver as ações desenvolvidas na escola, pelos professores engajados nessa missão, sendo reconhecidas nacionalmente mostra que estamos no caminho certo. Ainda falta muito a ser percorrido no nosso sistema de educação e justiça, parafraseando Nilma Lino Gomes ‘Dá para esperançar? Eu acho que sim’”, afirmou o professor Ojuobá Pedro Francelino Amador.
VEJA TAMBÉM:
Ver essa foto no Instagram