Escritora capixaba Lilian Menenguci tem obra selecionada em Concurso Literário de Portugal | Orgulho Capixaba
News • Cultura

Escritora capixaba Lilian Menenguci tem obra selecionada em Concurso Literário de Portugal

Publicado em: 15/12/2023

Foto: Golden Assessoria

Lilian Menenguci, uma das renomadas autoras contemporâneas na produção de literatura infantil no Espírito Santo, conquistou reconhecimento ao ser selecionada para o “Prêmio Matilde Rosa Araújo” em Portugal.

O concurso Lusófono Trofa, “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, promovido pela Câmara Municipal da Trofa com o apoio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, tem como propósito fomentar a escrita criativa, valorizar a expressão literária, incentivar hábitos de leitura e escrita, divulgar autores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa e estimular a ilustração na literatura infantil.

Na edição de 2023, o concurso atraiu 353 obras de países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, além de Portugal. Duas categorias são contempladas: melhor conto infantil e melhor ilustração infantil. A obra de Lilian Menenguci está entre as selecionadas na categoria Conto Infantil.

De acordo com a escritora, devido às regras do concurso, ainda não é possível divulgar o nome do conto literário escolhido ou o pseudônimo utilizado. No entanto, a seleção já é motivo de celebração para Lilian, representando sua primeira participação literária, voltada para crianças, em um evento internacional.

Os autores do melhor conto e da melhor ilustração receberão cada um o prêmio de 2.500 euros. O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prêmio de melhor ilustração infantil, dando início ao processo de publicação do livro, seguido pelo planejamento de sua distribuição.

Como escritora independente, responsável por todo o processo criativo, produção e distribuição de suas obras, Lilian Menenguci é autora de livros como ‘Os medos de Lili’, ‘Casa de papel’, ‘A criança mágica’, ‘O mistério da bolinha de gude’ e o mais recente, ‘A gente, às vezes, é assim!’. Notavelmente, ‘A criança mágica’ atingiu a marca de 13 mil exemplares vendidos, motivo de comemoração para a autora capixaba.

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas