Foto: Fábio Nunes/AT
Aos 18 anos, o jovem que sempre estudou em escolas públicas, está prestes a embarcar em uma nova jornada acadêmica em setembro de 2024.
Maycon de Menezes Correa, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Lopes Balestrero, localizada em Cariacica, conquistou a aprovação no curso de Economia na Universidade de Cork, na Irlanda.
O jovem compartilhou que sempre teve o desejo de estudar no exterior, e para realizar esse sonho, dedicou dois anos de preparação. “Ao longo do ano, pesquisei sobre possibilidades para estudar fora. Entrei no site da própria universidade, onde há uma seção para inscrição e realização de uma prova abordando diversos conhecimentos, incluindo o inglês”, relatou o estudante.
As aulas têm previsão de iniciar em outubro, quando o estudante deve partir para o país europeu. A notícia da aprovação aconteceu no último sábado (20/01), após a universidade fazer contato por e-mail.
“O resultado havia saído no início de janeiro, dia 6. Mas eu estava sem acesso à internet e não vi o e-mail. No sábado, dia 20, eles me enviaram um segundo e-mail perguntando se eu tinha interesse”, contou Maycon.
A Universidade de Cork oferecerá uma bolsa que abrangerá todo o período da graduação, viabilizando a experiência internacional para o capixaba. O programa é direcionado a alunos de outros países, e para ser aprovado na prova on-line, é necessário alcançar um aproveitamento mínimo de 75%.
Segundo o estudante, o planejamento para ser aprovado em uma universidade do exterior começou há dois anos. Percebeu que precisaria de aprender inglês e foi estudar.
“Fiz um curso básico durante um ano, que me ajudou a ter uma boa noção de escrita e vocabulário. Além disso, eu também fazia cursos on-line e assistia a filmes e séries em inglês, onde consegui a fluência na língua. Estudava, em média, quatro horas por dia”.
A inscrição ocorreu em março do ano passado, e Maycon recebeu da universidade materiais para se preparar para a prova, que aconteceu em novembro.
“Em setembro eu tentei conciliar os estudos com o trabalho, e acabei parando um pouco de estudar para a prova. Eu estudava das 6h às 12h, e entrava às 13h50 no trabalho, que era em um shopping, e saía à meia-noite, mas deixei o emprego para voltar a estudar”.
Ainda assim, Maycon, que estudou na EEEFM Ana Lopes Balestrero, em Flexal I, conseguiu realizar seu sonho e tem sido motivo de orgulho para a família e a escola.
“Maycon sempre foi muito dedicado e comprometido em tudo que se propôs a fazer. E o resultado veio como consequência de todo empenho e protagonismo que sempre teve em nossa escola”, afirmou o coordenador pedagógico da escola, Josimar Nunes.
VEJA TAMBÉM:
View this post on Instagram