A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Jouffroy, localizada no município de Laranja da Terra, participou, na última semana, da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024. A competição avalia o alcance de foguetes construídos por estudantes de todo o Brasil. As equipes da escola obtiveram uma medalha de prata, conquistando o troféu de vice-campeão, e duas medalhas de bronze com menções honrosas.
A MOBFOG contou com cinco níveis de dificuldade e a escola Luiz Jouffroy se destacou no nível 4, que envolve a confecção de foguetes utilizando garrafas PET e a utilização de vinagre e bicarbonato de sódio como propulsores, resultando em uma reação química que impulsiona o foguete a longas distâncias. Foram classificadas três equipes da instituição, cada uma formada por três alunos.
As equipes foram formadas pelos alunos Fábio Rutzatz Campos, Amanda Berendt Aigner, Sofia Krofke, Kauã Traigel Tavares, Lorena Ponath dos Santos, Breno Gabrechet Ferreira, Lívia Marques, Lóren Verdin Martins e Willian Barroso Pinheiro.
A conquista é resultado da eletiva “Do átomo às estrelas”, uma proposta que uniu os conhecimentos das disciplinas de Física e Química, lecionadas pelos professores Márleison Junior Leffler e Juliana Penning Quandt. Durante as aulas, os estudantes puderam aplicar na prática conceitos teóricos, como reações químicas e princípios de aerodinâmica, astronomia e astronáutica, contando com todo o suporte e acompanhamento dos docentes para a preparação dos foguetes e lançamentos.
“Para mim foi uma oportunidade incrível ter participado da mostra de foguete. Foi uma emoção gigante, não só por estar lá para uma competição, mas pelos aprendizados que conseguimos conquistar e pelas novas amizades que serão levadas para o resto de nossas vidas. Foi uma alegria imensa superar todos os nossos obstáculos e conseguirmos nossa medalha de prata!”, comentou a estudante Sofia Krofke.
“Estou muito feliz com o desempenho das equipes que representaram nossa escola e o nosso Estado! Os alunos demonstraram aptidões que vão além da sala de aula. Ver a superação em cada adversidade, o trabalho em equipe e a evolução de cada um na busca pelo conhecimento para obter uma performance melhor foi incrível. Ver todo esse trabalho sendo coroado com essas medalhas mostram que é possível oferecer ensino e educação de qualidade mesmo com muito pouco, como foi o nosso caso. Agradeço a equipe gestora por abraçar esse projeto e vamos nos preparar para alcançar voos ainda mais altos. Que venha o troféu de campeão!”, afirmou o professor Márleison Junior Leffler.
Ver essa foto no Instagram