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Estudantes de rede pública desenvolvem biodiesel com óleo de fritura em jornada científica

Publicado em: 29/11/2023

Um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Silvio Rocio, localizada em São Torquato, Vila Velha, produziu biodiesel a partir da coleta de óleo de fritura a partir do projeto de pesquisa científica “Quimicando Biodiesel: Projeto de Pesquisa em Iniciação Científica Jr. Para Inclusão Científica de Alunos da Rede Pública de Ensino”. A iniciativa teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr).

Coordenado pelo professor de química e engenharia do Centro Universitário Faesa, Gilberto Brito, o projeto destacou-se na 22ª Jornada Científica e Cultural da instituição, recebendo os prêmios de melhor trabalho escrito e melhor apresentação oral. O principal objetivo do projeto foi proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma imersão completa no mundo científico, envolvendo-os em pesquisas sobre biodiesel e permitindo que atuassem como protagonistas nesse campo.

O grupo de estudantes, composto por Anny Mendonça, Diana de Lima, Emanoelly Cordeiro, Rayssa Nascimento e Stefany Mendes, junto com o pesquisador Gilberto Brito, implementou um programa abrangente de coleta seletiva de óleo residual de fritura na escola. Essa iniciativa visava sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do descarte adequado de óleo e promover a sustentabilidade na produção de biodiesel a partir desse resíduo como matéria-prima.

O óleo coletado na escola foi levado para a Faesa, onde as estudantes puderam aprender a produzir biodiesel em laboratório, aplicando os conhecimentos de química de maneira prática e contextualizada. O coordenador Gilberto Brito ressaltou a importância dessa experiência para o engajamento das alunas, destacando os benefícios positivos em suas vidas.

“Entre os 193 trabalhos presentes na jornada, o nosso ficou com a maior nota na parte escrita e também na apresentação oral, que foi apresentado 100% pelas alunas. Recebemos o prêmio Dr. Antário Alexandre Theodoro. E tudo isso só foi possível devido ao trabalho de incentivo à pesquisa científica da Fapes, com o Edital PIC Jr. Uma oportunidade para esses jovens estudantes”, destaca Brito.

O projeto foi reconhecido na Jornada Científica e Cultural da Faesa, recebendo o prêmio Dr. Antário Alexandre Theodoro. A conquista foi atribuída ao incentivo à pesquisa científica proporcionado pela Fapes, por meio do Edital PIC Jr, que oferece oportunidades aos jovens estudantes.

Para Diana de Lima, integrante da equipe de pesquisa, “participar do PIC Jr está sendo o máximo para mim. Estou adquirindo muito conhecimento em química e me interessando cada vez mais nesta área, sem contar a bolsa que é disponibilizada para os estudantes, um grande incentivo. Eu gostei muito do projeto desenvolvido e é uma enorme satisfação saber que participei dele”.

O que é o PIC?

O PIC Jr, promovido pela Fapes, tem como objetivo incentivar a experiência com a pesquisa científica, tecnológica e de inovação entre alunos da rede pública de Ensino Básico no Espírito Santo. O programa disponibilizou R$ 3,3 milhões no Edital de 2022, financiado pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), para propostas de projetos desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas, em parceria com pesquisadores de instituições de Ensino Superior e de pesquisa. Ao todo, 191 propostas foram inscritas na chamada pública, sendo 174 habilitadas para receber bolsas de iniciação científica júnior e recursos financeiros.

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