Foto: ASN ES
Espírito Santo Innovation Experience (ESX) foi um verdadeiro show de inovação e tecnologia. Foram mais de 130 palestrantes e quase 100 horas de conteúdo com diversos assuntos relacionados à inovação, como tecnologias, novas formas de pensar em educação, sustentabilidade e meio ambiente, marketing, vendas e gestão estratégica.
Além das palestras, mais de 200 startups expuseram seus produtos e participaram de negociações. O evento, realizado pelo Sebrae, aconteceu na Praça do Papa, do dia 14 a 16 de junho e reuniu cerca de 20 mil visitantes ao longo dos três dias.
Em matéria para Agência Sebrae de Notícias, o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o ESX é o resultado de um esforço conjunto em busca de colocar o Espírito Santo no topo do ranking da inovação. “É uma grande realização do Sebrae, da Mobilização Capixaba pela Inovação e do ecossistema de inovação do estado, agrupando nossas melhores ideias, iniciativas e projetos, fomentando os negócios”.
Segundo Lucas Fonseca, especialista em mindset e um dos palestrantes do ESX, participar de eventos como esse é uma oportunidade para perceber o que é preciso para construir o futuro. “Em tempos atuais reconhecer que a construção do futuro se faz no presente, é muito mais que uma estratégia, se tornou uma necessidade. O público passa a perceber, na prática, que o futuro se faz agora.
Aliado a tecnologia e inovação, o ESX disponibilizou uma ferramenta inédita: o Chat ESX. O chat reuniu toda a programação do evento, respondendo dúvidas sobre horários, programação de todos os espaços, expositores, palestrantes, localização dentro do evento, praça de alimentação, startups, além de insights de todas as palestras.
A inteligência artificial foi um dos principais temas discutidos durante as atividades, e tiveram tecnologias encantadoras, como o robô Maximus no Espaço Vale e o robô gigante que passava interagindo com os participantes.
A educação e inclusão social também foram temas recorrentes, como a palestra “Empreendedorismo Social: Como promover inovação com impacto social e econômico”, ministrada pelo fundador da Central Única de Favelas (Cufa) e CEO do Favela Holding, Celso Athayde.
Esse foi o primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES, com emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca, que emitiu certificados de rastreabilidade. Além dessas, outras ações espelharam a jornada da entidade no aprimoramento dos eixos ESG, como gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental. Já no aspecto Social, o evento contou com uma sala multissensorial e tradução em libras em todas as palestras, a fim de garantir acessibilidade aos participantes. Quanto à Governança, a realização do evento foi transparente e ofereceu canais diretos à Ouvidoria, além de contar com embaixadores para apoiar o Comitê de Sustentabilidade.
VEJA TAMBÉM:
Ver essa foto no Instagram