Exaltando história e cultura capixaba, artista de Vila Pavão transforma materiais da roça em peças de artesanato | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Exaltando história e cultura capixaba, artista de Vila Pavão transforma materiais da roça em peças de artesanato

Publicado em: 23/10/2023

Foto: Reprodução / Instagram

Foto: Reprodução / Instagram

No pacato município de Vila Pavão, a talentosa artesã Amanda Saick, mesmo diante das intermináveis ​​tarefas domésticas e da rotina agitada na roça, encontrou um tempo precioso para criar suas peças. No entanto, a escassez de tempo não foi o seu único obstáculo. O que realmente impedia de prosperar em sua arte eram os preconceitos que enfrentava, tanto dentro quanto fora de casa.

“Fazer artesanato para minha família e a comunidade era coisa de idoso, aposentado ou vagabundo, que não dá retorno. Sofri muito para continuar fazendo o que gosto. Venci barreiras, mas não desisti”, relata Amanda.

Inicialmente, suas criações eram feitas em biscuit. Com o tempo, Amanda encontrou uma riqueza de matéria-prima no campo que transformaria seu trabalho em algo conhecido e lucrativo. Bucha vegetal, restos de madeira, sementes, grãos de café, fibras de cascas de coco, cabaças e muito mais se transformam em verdadeiras obras de arte nas mãos da artesã.

“Fui olhando à minha volta e vi a fartura de matéria-prima que tenho na fazenda e comecei a introduzi-la no meu artesanato. Meu carro chefe é o biscuit, mas o que enriqueceu o meu trabalho e me ajudou vender e a me tornar conhecida foram esses materiais. Além de ajudar na renda, minhas peças também levam a história e a cultura da nossa região para vários lugares”, conta.

Em 2022, Amanda conquistou uma conquista notável ao vencer um concurso em São Paulo com a participação de artesões de todo o Brasil. A peça vencedora retratava seu filho quando era criança, alimentando suas galinhas.

“A peça remete à fazenda, ao meu dia a dia. Fiz com a história do meu filho, a lembrança que guardo da infância dele, representando o homem do campo”.

Residindo entre a Praça Rica e Córrego da Poeira, no interior da Vila Pavão, Amanda é reconhecida e admirada por seu trabalho não apenas em seu município, mas também em cidades vizinhas, incluindo São Gabriel da Palha. Ela se destaca como um exemplo de resiliência e dedicação, superando os estigmas sociais e desenvolvendo materiais rurais em verdadeiras obras de arte que conquistam corações e contam histórias.

Conheça mais sobre o trabalho da artesã nas redes sociais: @amandasaick

VEJA TAMBÉM:

*** Com informações do portal Conexão Safra

Recomendadas