Fé e esperança; capixaba traz mensagens de força e inspiração após 17 anos de enfrentamento contra o câncer | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Fé e esperança; capixaba traz mensagens de força e inspiração após 17 anos de enfrentamento contra o câncer

Publicado em: 13/03/2023

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Com uma história inspiradora de muita luta e resiliência, Elizabeth Fernandes é a própria definição da palavra ‘orgulho’.

A capixaba, nascida em Vitória, mas criada em Vila Velha, é a prova viva de que a fé e a esperança são pilares inabaláveis em nossas vidas. Em 2005, a Assistente Social foi diagnosticada com um câncer de mama metastático de grau IV, um baque na vida de uma mulher, mãe e companheira leal de seus amigos e familiares.

Vinda de família humilde, Elizabeth precisou ser forte para enfrentar mais um obstáculo em sua vida. E para isso, contou com a fé.

“Busquei ser uma mulher iluminada com a Luz Divina, lembrando sempre das bênçãos que a fé me proporciona a cada dia. Hoje sou uma pessoa que procura transmitir a minha história como forma de inspiração aos que estão ao meu redor, podendo mostrar que as dificuldades não são capazes de nos impedir de conquistar sonhos e alegrias ao longo da vida”.

Hoje Elizabeth usa sua voz e influência nas redes sociais para inspirar e apoiar todos que enfrentam desafios como o que ela enfrentou diante do câncer. Diariamente, homens e mulheres são contemplados com mensagens inspiradoras publicadas por Elizabeth.

Constantemente convidada para palestras e entrevistas, ela é uma referência de força para capixabas e várias outras pessoas ao redor do país.

Toda essa capacidade de inspirar e apoiar não vem apenas desde o diagnóstico, mas, sim, desde quando escolheu a profissão de sua vida. Quando conquistou a vaga para estudar Serviço Social na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Elizabeth já carregava no peito a vontade de ajudar o próximo.

“Me tornei uma profissional que sempre buscou auxiliar as pessoas com muita empatia e amor. Busquei trabalhar transformando vidas e levando esperança aos que por mim eram atendidos. Me sinto orgulhosa pelo trabalho prestado e pelos 32 anos de formação”, conta com orgulho.

Elizabeth, que sempre foi apoio para as pessoas que procuravam por seu serviço, se viu do outro lado da mesa quando foi acometida pela doença. Apesar do baque, não desanimou e teve garra para enfrentar os 18 anos de tratamento e as 21 cirurgias.

“Vivo normalmente todos os dias e aproveito cada momento com muita alegria e gratidão a cada medicamento que recebo, pois sei que são fonte de qualidade de vida para um paciente oncológico. Busco ser inspiração, até mesmo para os médicos, que se admiram com minha luz e alegria. Acordo todos os dias com um único pensamento: ‘não é sobre lutar, é sobre vencer’, e dessa forma vou conquistando minhas vitórias.


Como grande inspiração, Elizabeth contou com o apoio de quem talvez nem tivesse noção do que enfrentaria. Na época do primeiro diagnóstico, Amanda, a filha de Elizabeth, tinha apenas 3 anos e dizia querer ser médica, até mesmo para ajudar a mãe. “Essa pequena criança que precisava de mim foi a minha maior inspiração para continuar forte, eu sabia que precisaria vê-la conquistando o seu sonho de se formar”.

E o sonho de Amanda está perto de ser alcançado. Hoje, aos 21 anos, a jovem cursa o quarto período de medicina e segue sendo um pilar importantíssimo na vida da mãe, sempre fomentando a união e a força entre as duas.


A história de superação de Elizabeth é como um combustível em um mundo que necessita de cada vez mais amor, fé e compaixão pela humanidade. A capixaba é um verdadeiro orgulho e segue mostrando ao mundo sua força de vontade e resiliência para enfrentar as adversidades do dia a dia.

Olhando para o céu e vendo a beleza que ele traduz, dia e noite, acredito no poder de um Deus que pode reverter qualquer situação, com a sua misericórdia e o perdão de todos os nossos erros! Confiando Nele os meus dias tornam-se um jardim de primavera… encontro flores de diversos tipos e os perfumes que elas exalam chegam até os meus pulmões comprometidos pelo câncer e trazem de volta o oxigênio necessário para eu continuar minha caminhada de VIDA!” – Elizabeth Fernandes

Recomendadas