Foto: Divulgação/Festa da Polenta
O município de Venda Nova do Imigrante recebeu quase 15 mil pessoas no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), no primeiro fim de semana da 44ª Festa da Polenta. Ao total, foram realizados sete ‘Tombos da Polenta’, com quase oito toneladas da iguaria, de acordo com Elio Camata, um dos coordenadores da atração.
Muitos turistas de várias partes do país, além de várias famílias da cidade e região, se divertiram ao som de “La Bella Polenta” e outras canções típicas dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade. O ponto alto da Festa, como de costume, foi o tradicional ‘Tombo da Polenta’.
Segundo a Associação Festa da Polenta (Afepol), o ‘Tombo da Polenta’ começa a ser preparado, aproximadamente, cerca de três horas antes de ser despejado do panelão gigante. Após ser despejada em uma caixa térmica, a polenta é encaminhada para a cozinha da Festa onde será vendida. Toda a polenta consumida durante a Festa é preparada no panelão.
“A Festa atendeu o público que esteve no Polentão e foi um sucesso! Foi tranquila e ofereceu um ambiente agradável para todos. Muitas famílias e pessoas de vários lugares do Brasil puderem participar com a gente dessa linda homenagem aos nossos antepassados. E semana que vem tem mais!”, comemorou o presidente Afepol, Edésio Minet Zavarize.
Eleição da rainha e princesas
A 44ª Festa da Polenta teve início na noite de sexta-feira (07) com a abertura oficial do evento e a 31ª eleição da Rainha e Princesas da Festa. Pietra da Costa Simoni foi eleita Rainha, Lavínia Pizzol Pasinato e Agnes Minete Araújo, 1ª e 2ª Princesas, respectivamente..
A banda Groove, de Venda Nova do Imigrante, encerrou a primeira noite do evento.
A festa continua
A Festa da Polenta continua no próximo fim de semana, de 13 a 16 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), em Venda Nova do Imigrante.
Além do aclamado ‘Tombo da Polenta’, de diversas atrações culturais locais, comidas típicas e homenagens aos imigrantes italianos, o evento traz ainda o show nacional com Eduardo Costa, no sábado (15), às 23h30, e o inédito ‘Musical Le Belle Storie Della Nonna’, nos dias 13 e 14 de outubro, às 20h.
No musical, serão mais de trezentos artistas em um único palco. Orquestra, banda, corais, grupo de dança típica, atores, cantores de ópera e populares, além de figurantes vão retratar, em cerca de uma hora e meia, a história, o cotidiano e os costumes dos primeiros imigrantes que ao município.
Pela primeira vez na programação, o espetáculo foi criado pelo maestro ítalo-brasileiro Inárley Carletti, cantor lírico de renome internacional, especificamente para o evento. “No total serão 320 artistas, com ênfase em coro infantil de 200 crianças e adolescentes das escolas públicas do município, criado especialmente para o musical”, explicou o maestro.
Os ingressos para o segundo fim de semana da 44ª Festa da Polenta podem ser adquiridos por meio deste site, na Novatec e Farmácia Santa Terezinha, do bairro Vila Betânia, em Venda Nova, e, nos dias do evento, também haverá vendas na bilheteria da Associação Festa da Polenta.
O evento é realizado por mais de 1.500 voluntários. Parte do lucro da Festa é destinada ao Hospital Padre Máximo, que também atende pacientes de outros munícipios da região, para a APAE e outras instituições da cidade.
*Com informação da Afepol