Foto: Divulgação
O time de colunistas do Orgulho Capixaba ganha mais um reforço de excelência. O engenheiro civil e ambiental Filipe Machado, atual diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES), assume a coluna “Engenharia & Desenvolvimento”, que será publicada, quinzenalmente, sempre às quintas-feiras.
Com 36 anos, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e mais de 14 anos de atuação, Filipe construiu uma carreira nas áreas de perícias, auditorias, projetos e consultoria estratégica. Atende condomínios, construtoras, escritórios de advocacia e órgãos públicos, além de comandar sua própria empresa.
Ele também se destaca pela atuação em iniciativas voltadas ao fortalecimento da profissão, como o projeto “Sou Engenheiro e Agora?” e a publicação de três livros sobre carreira e mercado de trabalho. “Além da minha empresa, dedico parte importante da minha vida à defesa da engenharia como força de transformação da sociedade e de oportunidades para os profissionais e estudantes”, afirma Filipe.
Em 2023, Filipe se tornou o diretor-geral mais jovem da história da Mútua-ES, instituição ligada ao Sistema Confea/Crea que oferece suporte e benefícios aos profissionais registrados no Conselho. Para ele, o título representa mais que uma marca pessoal.
“Foi uma conquista muito significativa, que carrego com grande responsabilidade. Ser o diretor-geral mais jovem da Mútua-ES é, acima de tudo, a chance de mostrar que a juventude pode somar com inovação, energia e proximidade com os profissionais. Mas entendo que o título só tem valor quando se transforma em resultados concretos”, destaca.
Com raízes em Piaçu, distrito de Muniz Freire, e morador de Vitória há 17 anos, Filipe leva para sua trajetória profissional a convicção de que a engenharia é uma força capaz de transformar realidades. “O que me motiva é a convicção de que a engenharia pode mudar vidas. Sustentabilidade é uma exigência do presente e não apenas uma pauta do futuro, enquanto a inovação é o que garante que possamos evoluir como sociedade”, diz o engenheiro.
Fora do ambiente profissional, Filipe afirma gostar de momentos em família e viagens que despertem criatividade. “Hoje prefiro momentos mais tranquilos e significativos”, conta.
Na coluna “Engenharia & Desenvolvimento”, Filipe Machado vai abordar temas como inovação, sustentabilidade, habitação, mercado imobiliário, infraestrutura, mobilidade, obras públicas e privadas. O objetivo é traduzir a engenharia para o cotidiano dos capixabas.
“Podem esperar uma coluna que traduza o mundo da engenharia para o dia a dia do capixaba. A ideia é mostrar como as decisões técnicas influenciam diretamente a vida das pessoas, aproximando o leitor de um universo que muitas vezes parece distante, mas está presente em cada detalhe do cotidiano”, explica o colunista.
Com os textos que serão divulgados quinzenalmente, Filipe quer simplificar a linguagem da engenhara, trazer exemplos reais e conectar grandes conceitos às situações do dia a dia para os leitores. “Quero mostrar que a engenharia não é apenas obra ou cálculo, mas está na água que chega em casa, na rua por onde passamos, no condomínio onde moramos e até na tecnologia que usamos”, detalha.
Assumir o espaço como colunista no Orgulho Capixaba, segundo Filipe, é mais que uma oportunidade de escrever: é uma honra e responsabilidade. “É a oportunidade de colocar a engenharia a serviço da sociedade, destacar projetos, empresas, profissionais e iniciativas que fazem diferença no nosso estado. Mais do que uma coluna, vejo como um compromisso de contribuir com o fortalecimento da identidade capixaba e inspirar orgulho nas nossas conquistas”, afirma.
Os textos da coluna “Engenharia & Desenvolvimento” estarão disponíveis quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, a partir desta semana (04/09). Não perca.