Gabriela Fonseca, influencer de medicina capixaba, é escolhida para estagiar em hospital de Harvard | Orgulho Capixaba
News • Educação

Gabriela Fonseca, influencer de medicina capixaba, é escolhida para estagiar em hospital de Harvard

Publicado em: 11/07/2024

Foto: Divulgação

Com apenas 21 anos, a capixaba Gabriela Fonseca foi selecionada para estagiar na Harvard Medical School, no hospital Dana-Farber Cancer Institute.

Gabriela tentou diversas vezes entrar em Harvard, mas nunca desistiu. Ela conta que o processo seletivo para entrar em instituições dos Estados Unidos são muito rigorosas. Se candidatou a diversar vagas. “Eu levei uns 50 ‘nãos’ até conseguir”, relata.

Tudo começou quando viu uma foto do Felipe Rong – influencer que auxilia estudantes a conseguirem estágio no exterior – em Harvard e entrou em contato com ele pelo Instagram para saber como funciona. Em fevereiro, iniciu sua busca  pelo estágio dos sonhos e, enfim, conseguiu conquistar seu objetivo.

No dia 3 de julho,  foi para os Estados Unidos e as atividades do estágio tiveram início em 8 de julho.

Trajetória

Nascida e criada na capital do Espírito Santo, Vitória, a jovem nem sempre sonhou com medicina. Aos 14 anos, quando sua avó materna desenvolveu demência e foi morar consigo, Gabriela passou a acompanhá-la nas consultas e ficou fascinada com a profissão. Após um almoço de família e os conselhos de uma tia, decidiu que faria medicina.

Com muito esforço e disciplina, passou no vestibular da Multivix, UVV e Emescam. Acabou optando pela Emescam e foi então que sua vida de influencer começou.

“Quando estava estudando para o vestibular, eu vi algumas pessoas fazendo conteúdo de estudos e aquilo me motivava muito. Então, coloquei na cabeça que se eu passasse, iria criar um Instagram para que as pessoas não desistissem dos sonhos delas, porque toda vez que eu via uma pessoa com um jaleco, aquilo me motivava a continuar a estudar”, relata.

“Eu estava fazendo algo para realmente ajudar os outros, então, sabia que se eu estava com um propósito bom, as coisas iriam fluir também”, destaca.

O Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School, é um dos principais centros de tratamento e pesquisa em câncer no mundo. | Foto: Divulgação

Gabriela sempre gostou de se conectar com as pessoas. Além disso, gostaria de incentivar outras pessoas que, assim como ela, não são super inteligentes, mas que, com dedicação, é possível alcançar seus sonhos.

Contudo, o caminho não é fácil. Para passar no vestibular, precisou estudar com afinco e se organizar bem. Já na graduação, foi preciso saber conciliar a vida pessoal com a acadêmica sem deixar de se alimentar bem, ter um sono de qualidade e praticar atividade física.

“Acho que tudo isso é possível por meio da organização, de estabelecer as prioridades e colocar um propósito na sua vida para as coisas fazerem sentido no seu dia a dia. Assim, você consegue viver e não sobreviver”, pontua.

Como graduanda, Gabriela também chama atenção para a saúde, como o sono. “As pessoas negligenciam muito o sono e já foi comprovado por diversos estudos como ele é importante para o ser humano”, afirma. Além disso, movimentar-se é algo inerente ao ser humano, por isso, o exercício físico impacta consideravelmente no bem-estar.

A influencer também enfatiza a importância do lazer e de fazer coisas que gostamos, seja aproveitar uma praia, sair com os amigos, dentre outras atividades de lazer, e também de momentos de autocuidado.

“Um grande defeito das pessoas é deixarem para fazerem as coisas se sobrar tempo. Tempo nunca vai sobrar, é a coisa mais escassa que a gente tem”, diz.

E claro, dedicar-se aos seus sonhos. Ser persistente é a chave para o sucesso. Conheça mais sobre Gabriela Fonseca no Instagram.

VEJA TAMBÉM:

Recomendadas