O ranking das melhores empresas para se trabalhar no Espírito Santo, divulgado anualmente pela consultoria Great Place to Work (GPTW), revelou as 20 empresas que mais se destacam no ambiente de trabalho este ano. O estudo classifica as corporações em três categorias: pequenas, médias e grandes empresas, elegendo cinco organizações a mais do que no ano anterior.
Em sua 7ª edição, o prêmio “Melhores Empresas para Trabalhar™ GPTW Espírito Santo” contou com a participação de 63 empresas, um aumento de 29% em relação a 2023, quando 49 empresas se inscreveram. Este ano, 37.250 colaboradores foram avaliados, um crescimento em comparação aos 33.763 do ano anterior. As empresas vencedoras têm, em média, 40 anos de atuação no mercado.
A CEO do GPTW, Tatiane Tieme, destaca que a certificação avalia a experiência dos funcionários e o nível de confiança dentro da empresa, o que contribui para moldar a cultura organizacional e impulsionar resultados. Para serem qualificadas, as empresas precisavam ter pelo menos 30 colaboradores e CNPJ registrado no Espírito Santo. As companhias premiadas predominam nos setores de produção, manufatura e serviços de saúde.
“Esse projeto é importante porque está ligado diretamente ao propósito. Acreditamos que é possível construir um Estado melhor e um mundo melhor transformando positivamente as empresas”, afirma Tatiane Tieme, CEO da GPTW.
As 20 empresas premiadas foram divididas em:
– 5 empresas de pequeno porte
– 10 empresas de médio porte
– 5 empresas de grande porte
Marcela Pena, gerente regional do GPTW, observa um aumento significativo no engajamento das empresas com práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Em 2023, apenas 13% das empresas investiam em ações ESG, enquanto em 2024, esse número subiu para 25%, refletindo um maior compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
“Oportunidades de crescimento e desenvolvimento continuam sendo os principais motivos que mantêm os colaboradores nessas empresas, mas também há um aumento na busca por qualidade de vida e alinhamento de valores pessoais com os da organização”, ressalta Marcela Pena.
Outro aspecto relevante é o crescimento das práticas de bem-estar e saúde mental. Em 2024, 100% das empresas premiadas adotaram essas iniciativas, um avanço em relação a 2023, quando 87% das empresas promoviam ações nesse sentido. No entanto, houve uma redução na adoção do trabalho híbrido e horários flexíveis.
A pesquisa do GPTW é dividida em duas etapas, que juntas compõem a nota final. A primeira fase é quantitativa, onde as empresas precisam alcançar uma amostra mínima de funcionários e obter uma nota de, no mínimo, 70% para obter a certificação. A segunda fase, chamada “Pilares For All”, envolve o preenchimento e avaliação de práticas e políticas de gestão de pessoas.
“O grande peso ainda é a experiência do colaborador. É a voz do funcionário que leva ou não a empresa para o ranking”, explica Tatiane Tieme.
Desde a primeira edição em 2018, que contou com 19 empresas inscritas e impactou 12.584 colaboradores, o GPTW Espírito Santo vem demonstrando crescimento contínuo. Este ano, o ranking conta com 63 empresas e impacta 37.250 colaboradores, refletindo o aumento no interesse e valorização das práticas de excelência no ambiente de trabalho, ampliando o impacto positivo na vida dos funcionários.
PEQUENAS (de 30 até 99 colaboradores)
MÉDIAS (com 100 a 999 colaboradores)
GRANDES (com mais de 1.000 colaboradores)
As entrevistas dessa matéria foram realizadas pela A Gazeta.