“Hoje, nosso desafio é ser melhor do que ontem”, diz dono da franquia Tomy Açaí | Orgulho Capixaba
News • Gastronomia

“Hoje, nosso desafio é ser melhor do que ontem”, diz dono da franquia Tomy Açaí

Publicado em: 31/01/2024

Se você é morador da Grande Vitória, não é difícil já ter ouvido falar da franquia Tomy Açaí. Conversamos com Sergio Porto, dono desse empreendimento de sucesso, para conhecer mais da história dessa marca.

Nascido no Rio de Janeiro, o empreendedor veio para o Espírito Santo em 2009. Trabalhou no ramo de construção civil e viu no açaí uma forma de complementar a renda.

“Quando entrei para tocar o negócio, percebi o quanto podia expandir e larguei a construção civil para trabalhar só com açaí”, comenta.

Segundo Sergio, não há uma data certa de quando o empreendimento começou, mas foi por volta de 2015 que a loja entrou no mercado. Desde então, o açaí, com preço e qualidade, caiu no gosto dos moradores de Vila Velha, cidade em que vive e onde montou a primeira Tomy.

No início, a venda era B2B – onde a venda é feita de uma empresa para outra – e aos poucos foi começando a abrir para o público. Com a qualidade do produto, um dos fornecedores procurou Sergio e disse que gostaria de abrir uma loja da Tomy.

“Ele nem era do ramo de açaí. Eu abracei a ideia, criamos um projeto e a primeira loja começou assim”, comenta.

Em 2019, inaugurou mais uma loja em Jardim da Penha e atualmente são 9 estabelecimentos espalhados pela grande Vitória e nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A franquia ainda possui um quiosque localizado no Shopping Vitória. Segundo o empresário, o desafio inicial era introduzir a marca no mercado, pois, como o produto não era conhecido, havia muita desconfiança quanto à qualidade e ao preço.

“Hoje, o nosso desafio é ser melhor que ontem. Eu não tenho mais problema de chegar no cliente porque, na maioria das vezes, ele já conhece, já ouviu falar ou já provou o produto”, destaca.

E com o crescimento, Sergio foi percebendo a demanda do mercado e lançando novos tipos de açaí como =, por exemplo, a versão Premium, Black e Soft. Para este ano, a novidade é o Açaí Vitaminado.

Além da novidade, para este ano a ideia é espandir 25% da estrutura atual da Tomy

“Percebemos pouca ênfase ao público infantil na questão açaí. Tenho 3 filhos, e 1 deles toma açaí todos os dias! Resolvemos criar algo com foco na criança! Vitaminas, sem corante e açaí orgânico (sem agrotóxicos)”, revela.

E com tanta expertise e conhecimento, no ano passado, resolveu dar uma mentoria para aqueles que estão iniciando seu negócio. “A mentoria já era um sonho antigo, pude compartilhar com algumas pessoas o conhecimento e experiências adquiridas ao longo desses anos”, pontua.

Apesar do grande sucesso da marca hoje, a trajetória dos empreendedores no Brasil é repleta de dificuldades. Muitos acabam se endividando e desistindo do negócio. No ano de 2021, cerca de um milhão de empreendedores fecharam as portas no país, segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (Monitor Global de Empreendedorismo).

Sergio chegou a falir com sua empresa anterior a Tomy e passou por diversas dificuldades. Com tanto aprendizado pela vida e no mundo dos negócios, ano passado o empresário chegou a fazer uma mentoria Para ele, o essencial nesses momentos é a família e que o importante é persistir.

“Não desista se você ama aquilo que você faz. Vá até o final, tenha resiliência, tenha persistência, saiba que o sucesso não vem da noite pro dia”, reforça.

Esta é uma das diversas histórias inspiradoras do nosso Capixaba Cast. Acesse nosso canal do YouTube ou do Spotify para ouvir mais histórias de orgulho.

VEJA TAMBÉM:

 

 

Recomendadas