‘Inovação e cuidado’: empresária capixaba se destaca com cosméticos à base de café do Caparaó | Orgulho Capixaba
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‘Inovação e cuidado’: empresária capixaba se destaca com cosméticos à base de café do Caparaó

Publicado em: 21/09/2023

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Mônica Chambella, uma empresária de Dores do Rio Preto, localizada na deslumbrante região do Caparaó, está deixando sua marca no mercado de cosméticos com uma linha inovadora e única, desenvolvida a partir do café produzido localmente. A área circundante ao Pico da Bandeira, situada no Parque do Caparaó, é renomada por produzir um dos melhores cafés do Brasil e do mundo.

Com formação em Farmácia e especialização em cosmetologia e desenvolvimento de cosméticos, Mônica sempre sonhou em criar uma linha de produtos naturais, livres de conservantes sintéticos, que proporcionem benefícios reais à pele. A inspiração surgiu do café, uma paixão que também representa o sustento de muitas famílias na região.

“Dores cresceu nos últimos anos e parte disso se deve à força do café e da agricultura familiar. Inúmeras famílias, inclusive a minha, não têm nenhum grão uma fonte de sustento. O café e o agronegócio fazem parte da minha vida”, afirma Mônica.

Em colaboração com a equipe da Farmácia Terapêutica de Guaçuí, composta por farmacêuticos especializados em cosméticos naturais, veganos e ecocertificados, Mônica desenvolveu uma linha de produtos cosméticos à base de café, que possui propriedades antioxidantes e potencial para ativar a microcirculação e melhorar a textura da pele.

A inspiração para essa linha também veio de um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Universidade de Lisboa, que resultou no desenvolvimento de um protetor solar à base de café, ampliando o nível de proteção solar. Essa descoberta despertou o interesse de Mônica em incorporar o café em todos os produtos da linha, envolvendo também a proteção da pele.

“Eu queria criar uma linha diferenciada, natural e livre de conservantes sintéticos que não fosse apenas mais uma no mercado. Fiquei ainda mais apaixonado pelo café e seu potencial quando descobriu seus benefícios para a pele”, compartilha a empreendedora.

A qualidade dos ingredientes utilizados nas fórmulas é uma preocupação central para a marca. Todos os fornecedores são cuidadosamente selecionados após minuciosos estudos e testes, e apenas materiais-primas que se alinham com o conceito natural da marca são escolhidos. O segredo do sucesso da marca reside na proteção, estabilidade e incorporação do blend de café nas fórmulas, tornando os produtos poderosos antioxidantes naturais, ricos em flavonoides que inibem o estresse oxidativo e atuam na ativação da microcirculação, evitando o aparecimento do rosto e melhorando a textura da pele.

Um dos diferenciais da linha é o uso de insumos que, muitas vezes, são considerados resíduos na indústria do café, como o café verde e a borra do café. “Trabalhar com esses insumos permite o uso de uma fonte renovável, sustentável e ecologicamente correta”, afirma Mônica.

Todos os produtos são meticulosamente desenvolvidos e submetidos a rigorosos testes de qualidade no laboratório da Farmácia Terapêutica. Além disso, são naturais, veganos, livres de corantes, conservantes e derivados de petróleo. Mônica destaca o desafio “químico e estrutural” de criar produtos com alta eficácia, sensorial agradável, espalhabilidade, aroma diferenciado e adequado aos diferentes tipos de pele e climas do Brasil.

“Este foi o nosso verdadeiro desafio: associar a biodiversidade brasileira, com manteigas e óleos da Amazônia e extrato de café em fórmulas suaves e ideais para o nosso dia a dia. As pessoas ainda se surpreendem quando descobrem que os benefícios do café vão muito além da cafeína”, revela Mônica.

A divulgação e venda dos produtos são realizadas principalmente por meio das redes sociais, com destaque para o Instagram. Há também um canal de vendas exclusivo no WhatsApp e um ponto de venda físico na Farmácia Terapêutica, em Guaçuí. Em breve, um site será lançado como mais um canal de vendas, e a empresária planeja expandir sua presença física em outros estabelecimentos.

Além de comercializar seus produtos, Mônica visa promover a experiência de autocuidado por meio de sua linha de cosméticos. Com o lema “Café com Skincare”, a empresária busca servir e agregar valor à vida das pessoas, oferecendo uma experiência única de cuidado pessoal.

Mônica já tem planos para novos lançamentos até o final deste ano e foi representada na FCE Cosmetique, a Feira Internacional de Cosméticos, realizada em junho em São Paulo. Seu empreendimento não está apenas elevando a beleza da pele, mas também celebra a riqueza e a sustentabilidade do café do Caparaó.

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