Foto: Acervo Pessoal
Com um olhar sensível para o mundo artístico e com intervenções que causam as melhores percepções ao espectador, a artista capixaba Samira Pavesi abre a exposição ‘Duplo Sentido’, no próximo dia 5, no Espaço Cultural da Justiça Federal do Espírito Santo, na capital Vitória.
Ao todo, Samira apresenta 18 obras, entre desenhos, pinturas e fotografias. Os materiais ganharam ainda mais inspiração após a residência artística feito em Portugal.
Ver essa foto no Instagram
“O duplo sentido sugerido por Samira, que dá título à exposição, convoca à leitura das obras em reflexões sobre a liberdade e práticas perseguidas atualmente por ela, liberdade essa que é inerente a uma memória da infância, vivida no interior do ES. E assim, a partir de questionamentos, as obras abrem possibilidades de observação de uma mesma coisa por diferentes perspectivas, conferindo não somente um duplo, mas amplos sentidos”, comentou a curadora Flávia Dalla, quando concedeu entrevista ao ES Hoje.
Já de acordo com Samira, a exposição marca um novo momento em sua carreira. “Meu trabalho acontece numa mistura entre momento e memória. Estar sozinha em uma outra cidade, outro país, atravessada por elementos visuais em longas caminhadas, me dedicando às escutas internas e externas, possibilitaram uma experiência única de viver o aqui e agora de fato. Essa vivência me conectou com sensações de liberdade que só lembro ter vivido na infância e me fizeram abrir várias janelas sobre nossos códigos sociais e genéticos mais enraizados. ‘Duplo sentido’ traz muitos e diferentes sentidos, a depender de quem e por onde observa”.
Para Carol Chediak, artista visual que foi uma das professoras de Samira durante a residência artística em Lisboa, e que teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de Samira, comenta que o resultado dessa exposição é um mergulho na reconstrução de laços da artista com a sua infância, permeada pelo prazer de existir e criar.
“Ela cresceu na roça, com os pés descalços, no alto das árvores. A menina cresceu, foi para o mundo, mas através da arte escolheu retornar para dentro dela mesma. Samira honra o seu processo e confia na sua intuição. A potência da sua arte vem justamente da coragem de acessar o seu material interno e compartilhá-lo. Sorte a nossa de podermos olhar o mundo através de grades, tramas e sobreposições que formam o universo sensível da artista. Será que elas prendem ou protegem? Ela parece mais interessada na pergunta reverberando em sua obra do que nas respostas”, comentou ela ao ES Hoje.
° Exposição Duplo Sentido
Quando: 5 de abril até 12 de maio
Local: Espaço Cultural da Justiça Federal do Espírito Santo
Entrada Gratuita
Ver essa foto no Instagram
*** Fonte: ES Hoje