News • Esporte

Instituto Camillo Neves: Transformando vidas por meio do esporte

Publicado em: 03/12/2024

Camillo Neves. Foto: Arquivo Pessoal

O esporte tem o poder de mudar vidas, e Camillo Neves é a prova viva disso. Com uma trajetória que começou aos sete anos no futebol, passando pelo Fluminense e chegando à seleção italiana de futebol de sete, ele construiu sua vida dentro e fora dos campos com o mesmo propósito: transformar realidades. Natural do Espírito Santo, Camillo cresceu em Vitória, e, mesmo alcançando reconhecimento internacional, nunca perdeu a conexão com suas raízes. Inspirado pelas oportunidades que o esporte lhe deu, ele fundou, há três anos, o Instituto Camillo Neves, uma iniciativa que nasceu como escolinha de futebol e se tornou um projeto multifuncional de inclusão e desenvolvimento social.

A motivação para fundar o Instituto veio da própria trajetória de vida de Camillo e das pessoas que acreditaram nele.

“Foi a vontade de devolver às crianças da minha região, que é uma área carente e de vulnerabilidade social, um pouco do que o esporte me deu. Meu professor Paulo, do Colégio Darwin, também foi uma grande inspiração. Ele foi quem me ajudou a conseguir uma bolsa de estudos no Darwin. Essa experiência me motivou a fundar o Instituto”, relembra.

O projeto começou pequeno, oferecendo aulas de futebol para meninos e café da manhã para os participantes. Em pouco tempo, foi ganhando forma e ampliando suas atividades.

“O Instituto foi criado inicialmente com foco no futebol. Ele começou como uma escolinha de futebol masculino, um projeto social. Desde o início, buscamos fazer algo diferenciado: oferecíamos café da manhã para todos os alunos. Depois, surgiu a ideia de ensinar inglês para eles, e, por isso, criamos a sede do Instituto. Hoje, ele se transformou em algo muito maior. Atendemos cerca de 600 pessoas com diversas atividades, como pilates, fisioterapia, aulas de dança, funcional, atendimento nutricional, jiu-jitsu, taekwondo e kickboxing”, explica.

Apesar do sucesso, nem sempre as coisas foram tão fáceis. Instituições sociais precisam de apoio esse recurso e, ganhar confiança e reunir apoiadores, é uma missão e tanto.

“O maior desafio que enfrentei na consolidação do projeto foi a falta de credibilidade em iniciativas do terceiro setor. Muitas pessoas usam esses projetos de forma indevida, o que gera desconfiança. Mas, à medida que o Instituto foi crescendo, as pessoas começaram a ver que toda ajuda recebida era transformada em ações concretas para mudar vidas. Isso nos ajudou a desconstruir essa desconfiança”, conta Camillo.

Hoje, a credibilidade conquistada é um dos pilares do projeto, que conta com o apoio de empresas e parceiros como o projeto Dentistas do Bem e a Colgate.

“Temos parcerias com projetos como Dentistas do Bem e a Colgate, que oferecem atendimento odontológico gratuito até os 18 anos para 10 crianças do Instituto. Isso me enche de orgulho”, comenta.

O impacto do Instituto vai além dos números, com histórias emocionantes de transformação.

“É muito gratificante ver crianças, jovens e até idosos transformados. Há histórias emocionantes de pessoas que chegaram ao Instituto com muitas dores e hoje voltaram a realizar movimentos que haviam perdido. Isso é motivo de muito orgulho para mim”, relata.

Com cerca de 600 atendimentos regulares e quase mil pessoas impactadas desde a sua criação, o Instituto segue crescendo. Para Camillo, o sucesso está nas vidas transformadas pelo projeto.

“Para mim, sucesso não está ligado apenas ao reconhecimento, mas a transformar vidas. Por exemplo, uma pessoa que não conseguia abaixar para amarrar o tênis e hoje consegue; ou crianças que nunca teriam a oportunidade de viajar e que levamos para conhecer lugares como Morro de São Paulo”, reflete.

Conheça mais sobre a instituição no Instagram.

Recomendadas