News • Educação

Instituto Ponte passa a atender 467 alunos em 19 estados do país; ONG é destaque na revista Orgulho Capixaba

Publicado em: 24/07/2025

Foto: Divulgação

O Instituto Ponte acaba de finalizar mais uma edição do seu processo seletivo com resultados expressivos e que reafirmam a relevância nacional da organização capixaba, que tem como objetivo promover a ascensão social por meio de educação de qualidade e acompanhamento individualizado. Ao todo, foram 2.168 inscritos de 21 estados do Brasil para no mínimo 100 vagas oferecidas. Após sete etapas de seleção realizadas ao longo de quatro meses, foram 113 jovens selecionados, superando o número de aprovados do ano passado, que foi de 90.

A ONG, que anteriormente atendia alunos de 12 estados brasileiros, agora amplia sua atuação para 19 estados, incluindo: Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Acre, Rio Grande do Norte, Alagoas e Amazonas. Dos novos alunos, 26 são do Espírito Santo e passam agora a integrar um programa que oferece educação de qualidade e acompanhamento individualizado, com foco na ascensão social por meio da formação de longo prazo. Com os recém-aprovados, o Instituto Ponte chega ao total de 467 estudantes participantes do programa em 2025.

Com uma média de 22 candidatos por vaga, o processo seletivo foi concorrido e exigente, refletindo o interesse crescente de estudantes de todo o país em participar da iniciativa. Para Maria Luiza Pereira Pacheco, Coordenadora de Seleção e Parcerias do Instituto Ponte, o resultado comprova o impacto e a credibilidade que o projeto vem conquistando em seus 11 anos de atuação.

“Batemos um recorde de inscrições no nosso processo seletivo. Tivemos inscritos de quase todos os estados do Brasil — um reflexo da força e da credibilidade que o Instituto Ponte vem construindo ao longo de 11 anos. Esse alcance nacional nos enche de orgulho e também de responsabilidade. Selecionar jovens com potencial é um privilégio, mas, acima de tudo, é um compromisso com a transformação em prol da ascensão social por meio do acesso à educação de qualidade.” Maria Luiza Pereira Pacheco, Coordenadora de Seleção e Parcerias.

Foto: Divulgação

O processo seletivo teve início em 1º de abril e foi encerrado em 21 de julho. Ele ocorre anualmente com inscrições gratuitas que são feitas pelo site do Instituto, onde também está disponível o regulamento completo do processo seletivo. Podem se inscrever estudantes da rede pública, com rendimento escolar superior a 80% em Língua Portuguesa e Matemática, renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por membro e que estejam cursando entre o 7º ano do Ensino Fundamental e a 2ª série do Ensino Médio. O processo é realizado em etapas classificatórias, incluindo provas e entrevistas.

Os nomes dos selecionados no processo seletivo de 2025 estão disponíveis no site oficial da organização: www.institutoponte.org.br
O processo seletivo para 2026 já tem data marcada para iniciar, as inscrições começam no início de fevereiro através do site da ONG.

 

Como acontece na prática

Os estudantes selecionados agora terão acesso a um amplo programa de apoio, que inclui bolsas de estudo em escolas de excelência, curso de inglês em instituições parceiras e aulas no contraturno escolar, focadas em português, redação, matemática, desenvolvimento pessoal e hábitos de estudo. Além disso, recebem material didático, uniforme, alimentação, transporte e acompanhamento pedagógico e psicológico até a conclusão da faculdade.

Cada aluno tem suas necessidades analisadas individualmente, e o Instituto oferece itens como computadores e livros, quando necessário, para garantir o desempenho acadêmico e o bem-estar durante o período de formação. O projeto acompanha o aluno em média por 10 anos.

O objetivo principal é transformar vidas por meio da educação, criando oportunidades para que jovens em situação de vulnerabilidade social conquistem a ascensão social e se tornem líderes em suas áreas. “Nosso objetivo é capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e desenvolverem habilidades e oportunidades que lhes permitam moldar seu futuro. Com nosso suporte, eles estão mais preparados para enfrentar desafios e alcançar suas metas”, destaca Bartira Almeida, presidente do Instituto.

Foto: Divulgação

 

Destaque na Revista Orgulho Capixaba

O Instituto Ponte é destaque na 3ª edição da Revista Orgulho Capixaba, que chega com um olhar especial para a educação capixaba. Bartira Almeida, fundadora e presidente do Instituto, é o destaque da capa.

O lançamento dessa edição acontece no dia 25 de julho, no espaço Casa Mizzi, em Vitória, e promete ser uma noite de celebração, conexão e reconhecimento das trajetórias que fazem do Espírito Santo um estado referência em desenvolvimento, protagonismo e transformação social.

Garanta seu ingresso:
Sympla – Lançamento da 3ª Edição da Revista Orgulho Capixaba

Bartira Almeida. Foto: Divulgação

Recomendadas