Foto: Cacá Lima
Desde que decidiu, ainda aos 17 anos, que seria jornalista, Ivy Coutinho nunca mais deixou de escrever e contar histórias. Formada em Jornalismo pela primeira turma da Faesa, em 1999, começou sua trajetória profissional em 2000, na Rede Gazeta, onde trabalhou por 10 anos como repórter, editora e colunista.
“Sempre gostei de conversar, bater papo e contar histórias. É um dom que veio comigo”, diz.
Após sua longa jornada na Gazeta, Ivy enveredou para a assessoria de imprensa, atuando em instituições como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES). Mas o amor pela redação a trouxe de volta ao jornalismo, e ela se juntou ao time do jornal A Tribuna, onde permaneceu por mais quatro anos antes de retornar à assessoria de imprensa, área em que trabalha atualmente. Agora, um novo desafio a aguarda: escrever para o portal Orgulho Capixaba, no qual estreia a editoria Orgulho que Inspira.
Para Ivy, o convite para ingressar no Orgulho Capixaba foi motivo de emoção e “orgulho”.
“Quando recebi o convite, fiquei muito lisonjeada. Vou voltar a fazer o que amo, que é escrever para o público geral ler. É diferente de estar apenas na assessoria”, comemora.
A editoria Orgulho que Inspira será um espaço dedicado a narrar trajetórias inspiradoras de pessoas que estão se destacando no Espírito Santo.
“Quero apresentar essas histórias de forma leve, criativa e informativa. É uma maneira de o público conhecer melhor os talentos capixabas, aqueles que estão despontando e fazendo a diferença”, explica.
Ivy acredita que seu estilo único de escrita, que combina criatividade e leveza mesmo em temas densos, será um diferencial.
“Minha escola foi a área de Cultura, onde aprendi a escrever de forma leve. Quando comecei a atuar em Economia e Cidades, meus editores destacavam meus textos porque conseguiam ser criativos mesmo tratando de assuntos pesados. Acho que é algo natural para mim: tento sempre levar um tom alto-astral para o que escrevo”, conta.
Os textos de Ivy estarão disponíveis toda segunda-feira, às 9h, na editoria Orgulho que Inspira, no portal Orgulho Capixaba.