Foto: Divulgação
Além de Consultora e Life Coach, Janaina Gurgel é formada em Fisioterapia, Comunicação Verbal e Não Verbal, Fotografia, e possui um MBA em Gestão Comercial. Foi após tantas formações que Janaina encontrou sua verdadeira paixão.
“Aos 40 anos, joguei tudo para o alto. Troquei São Paulo por Vitória e recomecei a minha carreira. Dentro da minha Consultoria de Imagem, aplico todo esse leque de conhecimentos que, aparentemente, haviam ficado para trás. Meu olhar de Fisioterapeuta sobre a postura está completamente ligado à nossa imagem. O olhar de fotógrafa me trouxe uma boa visão para a composição, iluminação e estratégia de marketing”, conta.
Para a coluna de Moda, Janaína ressalta que não é fashionista e que vai trabalhar a imagem pessoal, explorando como o estilo e a moda estão intimamente ligados a esse tema.
“Pretendo desmistificar a ideia de que a nossa aparência e a moda são fúteis. A moda é uma grande norteadora de tendências, e isso transborda para a nossa aparência, na rotina, na arquitetura, no design; a moda está sempre à frente nas tendências”, afirma.
Algumas das temáticas a serem abordadas serão: marketing pessoal, dress code no ambiente de trabalho, comportamento corporativo, comunicação não verbal, linguagem corporal, estilo pessoal para equipes de diversos segmentos, entre outros.
Mas afinal, onde entra a Moda nessa história? De acordo com Janaína, o papel da moda na construção da identidade pessoal é que ela é uma ferramenta intimamente ligada ao que se deseja comunicar.
“A moda precisa estar alinhada com o que você quer comunicar, com suas competências, com suas qualidades e com seu profissionalismo. Então, alinhar esse diálogo é o que faz a moda de fato ser útil no nosso cotidiano, na nossa carreira profissional e na nossa vida pessoal”, destaca.
Para os interessados no assunto, a especialista já deixou uma dica para quem deseja melhorar a imagem pessoal: menos é mais.
“O erro mais comum quando as pessoas tentam desenvolver sua imagem é o excesso e o exagero. Menos é mais. Quando meus clientes entendem isso, economizam três coisas muito importantes: tempo, energia e dinheiro. Ter estilo é repetição; precisamos aprender a repetir alguns elementos para que as pessoas percebam que temos uma identidade, um estilo. Por outro lado, quando as pessoas querem aprimorar sua imagem profissional, acabam exagerando, comprando muitas coisas e se perdendo dentro do próprio guarda-roupa. É melhor ter menos quantidade e mais qualidade”, revela.
Acesse o site para conhecer mais sobre esse tema.
A revista Orgulho Capixaba busca evidenciar as maiores potencialidades do Espírito Santo. O lancamento da segunda edição acontece em 10 de setembro, no Papaguth, em Vitória, a partir das 19h, no evento Espírito Protagonista. Os ingressos estão à venda pelo Sympla.
Leia a primeira edição aqui.