O Congresso Nacional de Executivos de Finanças (CONEF), realizado a última sexta-feira (23) no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, reuniu mais de 700 participantes e contou com a presença de grandes nomes nacionais e locais dos setores de economia, finanças e gestão. O evento teve início com o painel “O Brasil que avança”, que contou com a participação dos governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Goiás, Ronaldo Caiado, além da mediação de Rafael Furlanetti, sócio-diretor Institucional da XP Investimentos.
Pedro Chieppe, presidente do IBEF-ES, abriu o evento destacando a importância das instituições se unirem para promover debates que impulsionem o desenvolvimento econômico e social. Ele enfatizou que o papel do IBEF é gerar conteúdo relevante e fomentar relacionamentos qualificados no ecossistema de economia, finanças e gestão empresarial. “Ao realizar de forma histórica o CONEF no Espírito Santo, contribuímos para a construção de um ambiente de negócios saudável e ajudamos no desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.
O governador Renato Casagrande destacou a responsabilidade com o uso do dinheiro público e o impacto positivo das parcerias na educação e na gestão fiscal do Espírito Santo. “Temos dívida pública negativa e estamos em primeiro lugar na educação. Essas conquistas resultam de uma administração eficiente e de parcerias sólidas que permitem o avanço em áreas fundamentais como educação e segurança pública”, disse Casagrande.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás, ressaltou as mudanças econômicas em seu estado, que resultaram em melhorias na educação e na segurança pública. Ele destacou a importância de uma gestão responsável para atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico.
De acordo com Giselle Alves, Diretora de Marketing e Eventos do IBEF-ES, o CONEF tem papel importante no fortalecimento dos negócios do Espírito Santo.
“Este evento reuniu líderes, executivos e especialistas de renome nacional, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos, discussão de tendências e inovação no setor financeiro. Além de ser uma plataforma de networking de alto nível, o CONEF impulsionou o desenvolvimento profissional, oferecendo soluções que podem ser aplicadas diretamente nas estratégias empresariais, promovendo o crescimento sustentável das organizações capixabas e do país”, afirma.
Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra magna do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que abordou o cenário econômico mundial e o crescimento de governos de direita ao redor do mundo. Guedes destacou que o Brasil precisa estar preparado para navegar em meio às crises globais e enfatizou a importância de uma política econômica liberal para o progresso do país.
À tarde, o CONEF continuou com painéis sobre o cenário político e a agenda de reformas no Brasil, incluindo discussões sobre o equilíbrio fiscal, a reforma tributária e outros temas urgentes para o desenvolvimento nacional. O ex-senador Romero Jucá participou de um painel mediado por Paulo Gama, analista político da XP Investimentos, e afirmou que o equilíbrio fiscal deveria ser uma cláusula pétrea da Constituição Federal. Jucá também destacou a necessidade de reformas estruturais para garantir a sustentabilidade econômica do país.
Outro painel importante foi “O Brasil que dá certo e suas boas práticas”, mediado por Ana Paula França, diretora executiva do IBEF-ES. O debate contou com a participação de Dayse Guelman, vice-presidente de finanças e suprimentos da Latam e AngloGold Ashanti Brasil; Cristina Morgan Cavalcanti, CFO da Anglo American; e Isabele Duran Cordeiro, diretora executiva do Comitê Olímpico Brasileiro. As participantes discutiram o uso responsável da inteligência artificial, boas práticas de gestão e o papel dos financistas nas instituições.
O evento também trouxe uma palestra inspiradora de Nizan Guanaes, empresário e publicitário, que abordou a importância da comunicação estratégica para valorizar a indústria brasileira e influenciar positivamente a sociedade. Guanaes destacou a necessidade de a indústria se aproximar das pessoas e contar sua história de forma eficaz para agregar valor e fortalecer sua imagem.
O CONEF 2024 foi encerrado com uma palestra magna de Paul Clements, CEO da Blended Capital e co-criador do SIGA ESG, que discutiu o conceito de ESG (environmental, social, and governance) e sua relevância para o desenvolvimento sustentável. Clements elogiou as boas práticas realizadas no Espírito Santo e afirmou que o estado tem potencial para se tornar uma referência global em ESG.
Ao final do evento, a diretoria do IBEF-ES prestou uma homenagem especial a Maria Alice Lindenberg, que faleceu recentemente, e comemorou os 20 anos do Movimento Espírito Santo em Ação, destacando o papel do estado como protagonista no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Ver essa foto no Instagram