Linhares é hoje o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, o maior produtor do fruto no Espírito Santo, possui Indicação Geográfica que o eleva no mercado internacional e é premiado no Salão de Chocolate de Paris. Tantos atributos conectam gestores públicos e empresários que apostam na produção do chocolate para alavancar a economia do Espírito Santo e do Brasil.
Fonte: Site de Linhares
Para agregar valor ao cacau capixaba, é que o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou a edição do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina.
O Chocolat Festival fomenta a profissionalização desse mercado relativamente novo no Brasil e é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores. É também uma plataforma de oportunidades para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado, que é o chocolate.
Além disto, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, e a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.
“Estamos somando todos os esforços, buscando todas as parecerias para recolocarmos Linhares no lugar de destaque no cenário nacional, e conectando essa nova realidade a produção do chocolate como mais uma forma de alavancar a economia da região, agregando valores ambientais, culturais e turísticos”, destacou o prefeito.
Fonte: Divulgação.
Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a retomada da cacauicultura e o fortalecimento da produção do chocolate são fatores que cooperam com o momento atual de reposicionamento e valorização do fruto em Linhares e no Espírito Santo.
“Além da qualidade, Linhares também se destaca como maior produtor de cacau do Estado, com 8 mil toneladas somente em 2021. Estes números são resultados do trabalho dos produtores às políticas de governo que visam fomentar cada vez mais a cadeia produtiva do cacau, a exemplo do total apoio dado que será dado ao Festival do Chocolate, espaço que vai fortalecer todas as marcas produzidas no Estado”, afirma.
Para o presidente da Acal, Eduardo Zucolotto, o festival representa uma oportunidade de apresentação da marca, geração de negócios e consolidação de Linhares como um importante produtor do fruto no Brasil e um futuro polo produtor de chocolates, que já conquistou avanços importantes.