News • Ciência

Livro da odontopediatra e professora Beatriz Dutra será lançado em Paris

Publicado em: 17/09/2025

Foto: Divulgação

Tem capixaba conquistando o mundo por meio do conhecimento. No dia 18 de outubro, a odontopediatra e professora Beatriz Dutra lançará em Paris, no Carrousel du Louvre, o livro Freios Orais e Amamentação. A obra, escrita em parceria com as doutoras Luciane Azevedo e Rose Chiaradia, é inédita no mundo sobre a temática.

Nascida no interior do Rio de Janeiro e radicada no Espírito Santo há mais de uma década, Beatriz construiu uma carreira marcada pelo pioneirismo. Mestre e especialista em Odontopediatria, ela foi uma das primeiras profissionais habilitadas no Brasil em laserterapia, recurso que trouxe mais segurança e conforto às cirurgias em bebês, especialmente no tratamento da anquiloglossia (língua presa), condição que interfere diretamente na amamentação.

Foto: Divulgação

Para ela, o lançamento vai além de um marco pessoal, pois representa também o reconhecimento profissional e a força da ciência brasileira. “A odontopediatria do Brasil tem voz ativa no cenário internacional, contribuindo com conhecimento científico de qualidade, construído na prática clínica e na pesquisa”, afirmou Beatriz.

A ideia do livro nasceu a partir da prática clínica das autoras, que criaram um curso pioneiro para formar profissionais nessa área ainda pouco explorada. “Decidimos unir nosso conhecimento e compartilhá-lo a fim de formar odontopediatras no Brasil para o tratamento adequado de bebês e crianças com anquiloglossia”, contou a professora.

 

 

Interdisciplinaridade 

Capa do livro traduzido em francês

A obra aborda desde aspectos clínicos até questões jurídicas, ampliando a visão sobre o tema. “É muito importante o trabalho multidisciplinar além do odontopediatra, o pediatra, fonoaudióloga, consultora de amamentação, enfermeira, osteopata, e até mesmo psicóloga devem estar envolvidas nessa assistência”, destacou Beatriz.

Ela lembra também que o diagnóstico precoce de anquiloglossia é garantido por lei no Brasil, mas pouco conhecido. “As famílias vivem dúvidas que vão desde o diagnóstico, que deve acontecer ao nascimento, garantido por uma Lei Federal 13.002 que obriga hospitais e maternidades do Brasil a realizar o teste da linguinha na triagem neonatal, o que infelizmente muitos nem sabem”, ressalta.

Nesse viés, o livro também conta com a contribuição do juiz federal titular da 2ª região na Serra (ES), Bruno Dutra, marido de Beatriz. Ele participou como tradutor e revisor da obra, além de ter contribuído com dois capítulos que tratam da responsabilidade civil dos profissionais sobre o tema.

 

Referência 

Referência nacional e internacional, Beatriz Dutra enxerga sua trajetória com gratidão. “São anos de estudo, pesquisa, dedicação clínica e também de coragem para lidar com um tema sensível que é tratar de bebês, e que necessitam de uma cirurgia. O laser com certeza trouxe mais segurança, conforto e previsibilidade às cirurgias em bebês, e hoje se tornou um recurso indispensável na minha prática”, conta a profissional.

Freios Orais e Amamentação já foi publicado em português e espanhol e, em breve, será traduzido também para o inglês, com lançamento previsto para início de 2026, nos EUA. Mais do que um registro técnico, a obra se consolida como guia estratégico para profissionais da saúde e famílias, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da amamentação. Para Beatriz, é a oportunidade de garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Recomendadas