Log-In Logística Integrada registra receita operacional líquida de R$ 1,3 bilhão no 1º semestre, alta de 17% | Orgulho Capixaba
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Log-In Logística Integrada registra receita operacional líquida de R$ 1,3 bilhão no 1º semestre, alta de 17%

Publicado em: 13/08/2024

Foto: Divulgação

A Log-In Logística Integrada, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem, Mercosul e Feeder, além de operações na ponta rodoviária, acaba de divulgar, na última quarta-feira (07/08), os resultados financeiros e operacionais referentes ao segundo trimestre e aos seis primeiros meses de 2024. Com crescimento de 17%, a companhia registrou Receita Operacional Líquida (ROL) de R$ 1,3 bilhão no primeiro semestre de 2024.

Além do importante crescimento no semestre, o Grupo alcançou ainda o recorde histórico de ROL durante o segundo trimestre, com R$ 684,1 milhões, o maior EBITDA ajustado para um segundo trimestre, com R$149,6 milhões, e um incremento de 3,2 p.p no market share da Cabotagem, com destaque para o aumento de volume no eixo Norte.

Na agenda ESG, destaque para o projeto Compliance no Mar, um treinamento de compliance nos navios, estendendo o treinamento do “Manual de Conduta Ética” aos marítimos, a realização da Semana da Atitude Inclusiva e o Prêmio Brasil Digital pelo projeto “Jornada de Transformação Digital Humanizada”.

Dentre os principais fatores que impulsionaram o crescimento do Grupo estão os resultados positivos alcançados em todas as torres de negócios. No segundo trimestre, a Log-In apresentou recordes históricos de receita operacional líquida, tanto do consolidado quanto na Navegação Costeira e no Terminal de Vila Velha (TVV), além do recorde de volume da Cabotagem.

O TVV apresentou recordes históricos de receita operacional líquida e de volume de movimentação de contêineres, bem como maior EBITDA ajustado para um segundo semestre. O Transporte Rodoviário de Cargas apresentou crescimento da ROL, beneficiada principalmente pela operação de transporte de contêineres no Projeto Santos e recuperação do preço médio do frete das cargas fracionadas e cargas de lotação ao final do 1T24.

De acordo com o Presidente da Log-In Logística Integrada, Márcio Arany, os resultados do primeiro semestre refletem a assertividade da estratégia elaborada e implementada pela Log-In nos últimos anos para a evolução não só de seus negócios, mas do setor logístico como um todo. “Investimos fortemente ao longo dos últimos anos para ampliar a nossa estratégia de negócios e a oferta de serviços cada vez mais aderentes às necessidades dos clientes e do mercado. Diante disso, os resultados positivos e os inúmeros recordes registrados nesse semestre certificam a relevância da abordagem adotada”, afirma Arany.

Navegação Costeira

A torre de negócios de Navegação Costeira da companhia apresentou uma Receita Operacional Líquida de R$ 423,4 milhões no 2T24 e de R$806,6 milhões no primeiro semestre de 2024. Com relação ao EBITDA ajustado da Navegação Costeira, a Log-In registrou um total de R$103,7 milhões no segundo trimestre e um consolidado de R$204,7 milhões no 6M24.

Os resultados das operações relacionadas à torre de Navegação Costeira foram beneficiados, sobretudo, pela ROL do Feeder, R$129,4 milhões, em função do recorde de volume, impulsionado pelo novo serviço Shuttle Navegantes (SSN) e pelo aumento na movimentação de cargas de armadores internacionais. Adiciona-se a isso o crescimento da receita da Cabotagem, em linha com o recorde de volume, devido à ampliação da frequência do Serviço Expresso Amazonas (SEA) para semanal (quinzenal no 2T23), o qual também foi decisivo para os resultados positivos deste período.

Outro destaque relacionado à Navegação é o crescimento de 102% do volume de contêineres transportados no segundo trimestre, atingindo 205 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit), e de 77% no semestre, alcançando um volume total de 360,8 mil TEUs, além do incremento de 3,2 p.p no market share da Cabotagem.

Terminal Portuário de Vila Velha (TVV)

O Terminal Portuário de Vila Velha teve performance recorde no segundo trimestre em volume de movimentação de contêineres e ROL, decorrente de fatores como o aumento da safra de café para exportação, o incremento da importação pelo crescimento da demanda de veículos elétricos no país e o aumento da operação de navios Feeder, em função de demanda represada de armadores internacionais no escoamento de suas cargas no Brasil.

Como resultado, o TVV registrou uma receita líquida recorde de R$ 97,6 milhões no 2T24, crescimento de 21% em comparação ao mesmo período de 2023. Já no consolidado de janeiro a junho deste ano, a receita líquida foi de R$187,1 milhões, incremento de 13% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Com relação à movimentação de contêineres, o Terminal foi responsável por 62,4 mil boxes no segundo trimestre, o que representa um aumento de 59% em comparação ao segundo trimestre do ano anterior. No 6M24 foram movimentados 118,6 mil boxes, um avanço de 61% em comparação ao mesmo período de 2023.

Em contrapartida, a movimentação de carga geral do TVV registrou redução de 12% em comparação ao 2T23 e de 29% em comparação ao 6M23, movimentando 174,6 mil toneladas no segundo trimestre e 302,9 mil no primeiro semestre de 2024.

Além desses resultados, neste trimestre, houve o início do retrofit do segundo de três portêineres, cuja conclusão está prevista para o 3T24, quando o terminal deverá retomar seus níveis de serviço, produtividade e eficiência, bem como um aumento de capacidade operacional.

Segundo o Diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada, Gustavo Paixão, as iniciativas de modernização que estão sendo realizadas no TVV têm contribuído para o desenvolvimento do terminal e para a conquista desses bons resultados. “Os dados deste semestre demonstram a assertividade da nossa estratégia e dos nossos investimentos em modernização, mesmo com as restrições operacionais atuais. Estamos otimistas de que, com a conclusão das melhorias, o terminal alcançará níveis ainda mais elevados de eficiência e capacidade”, acrescenta Paixão.

Transporte Rodoviário de Cargas

Com relação à frente de Transporte Rodoviário de Cargas, o destaque neste segundo trimestre foi a chegada de 16 cavalos à Oliva Pinto, que representam um aumento de 25% na capacidade de tração da unidade local. Os novos ativos fazem parte do Projeto de Expansão da Frota, em andamento desde o primeiro trimestre, com investimento total de R$66,2 milhões para a aquisição de 82 caminhões e 100 carretas, ampliando a capacidade de transporte de cargas fracionadas e transporte de contêineres com a criação de duas novas unidades dedicadas ao transporte multimodal. Outro destaque na Oliva Pinto é o progresso da implantação do modelo de gestão através de projetos com foco em melhorar os indicadores de segurança, produtividade, eficiência de custo e melhoria de qualidade.

No 2T24, houve ainda a continuidade na captura de sinergias entre Tecmar Transporte & Logística e Log-In, tanto como fornecedor, realizando mais de 12 mil operações de transporte de contêineres para o Grupo, quanto como cliente, atuando de forma conjunta e movimentando 1.350 TEUs de carga fracionada via Rodo-Cabotagem no trimestre. Houve um crescimento da carga fracionada com origem e destino Manaus.

Com relação aos resultados financeiros, a torre de Transporte Rodoviário de Cargas da Log-In obteve um crescimento de 6,5% na Receita Operacional Líquida neste segundo trimestre, com um valor total de R$ 146,7, contra os R$ 137,8 milhões no mesmo período de 2023. Quanto ao consolidado de janeiro a junho deste ano, o crescimento foi de 6%, com R$ 279,3 milhões em 2024 contra R$ 263,5 milhões durante os primeiros seis meses do ano passado. Esse crescimento foi beneficiado, principalmente, pela melhoria do preço médio do frete, devido a um mix de cargas mais rentáveis, a operação do projeto dedicado em Santos e maior receita de cargas fracionadas e lotação.

Agenda ESG

Desde 2020, a Log-In vem trabalhando no processo de construção de uma agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa) direcionada pela necessidade genuína de um ambiente sustentável de seus modelos de negócio. As iniciativas estruturadas ao longo dos últimos anos fazem parte do roadmap da Agenda ESG da Log-In, desenvolvida junto com a liderança e permeada para toda a organização.

Entre os destaques do 2T24 estão o atendimento à Due Diligence global de Direitos Humanos do controlador sobre trabalho infantil, o ranqueamento entre os sete melhores cases no Prêmio Brasil Digital com o projeto Jornada de Transformação Digital Humanizada e ações socioambientais no TVV, como o Game Ambiental, ação com todos os colaboradores e terceiros em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações do campo social foram contempladas pela Semana da Atitude Inclusiva, a divulgação do Censo de Diversidade, o “Encontro com ELLAS” para o desenvolvimento de lideranças femininas, a ação do Mês do Orgulho LGBT+, as ações socioambientais do projeto Comunidade a Bordo, em Ilha das Flores, em Vila Velha (ES), com atividades que abordaram temas como saúde e bem-estar para mulheres, pegada ecológica e futuro sustentável com crianças. Além do treinamento de compliance nos navios, alinhado com as práticas de Governança, estendendo o treinamento do Manual de Conduta Ética aos marítimos.

Novo navio Log-In Experience

Recentemente, a empresa divulgou a chegada do novo navio Log-In Experience. O porta-contêineres com capacidade nominal de 3.158 TEUs, comprimento total de 199,98m e boca de 35,2m, foi construído no estaleiro chinês “Zhoushan Changhong International Shipyard Co.”. O Log-In Experience, juntamente com o Log-In Evolution, são os navios mais modernos da frota com características que permitirão maior economia de combustível, redução na emissão de poluentes, menor custo e maior segurança operacional.

O Log-In Experience iniciou sua jornada ao final de julho no serviço de Cabotagem e Mercosul conhecido como Serviço Atlântico Sul (SAS), em substituição ao navio afretado MSC Belmonte III, trazendo mais eficiência às operações da Log-In e à logística nacional.

Sobre a Log-In Logística Integrada

A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. A frota atual da Log-In possui nove navios porta-contêineres próprios, com capacidade total de 24.350 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.

Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 filiais próprias e parceiras estrategicamente distribuídas, uma frota robusta com mais de 1.400 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil.

Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.

A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de um terminal intermodal, em Itajaí (SC) com operações dedicadas.

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