Lubiana Barrigueira, prefeito de Nova Venécia (foto: Ascom Prefeitura)
A Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) será comandada, no biênio 2025-2027, pelo prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB). Ele foi eleito para assumir o cargo nesta segunda-feira (31), em uma eleição unânime que contou com o apoio de diversas lideranças políticas, incluindo o ex-presidente da entidade, Luciano Pingo, e o governador Renato Casagrande.
A chapa encabeçada por Barrigueira foi a única a disputar o comando da associação e conta com a seguinte composição na diretoria:
Presidente: Lubiana Barrigueira – Prefeito de Nova Venécia
Vice-presidente: Paulo Cola – Prefeito de Piúma
Secretário: Edilson Monteiro – Prefeito de Pinheiros
Tesoureira: Ana Malacarne – Prefeita de São Domingos do Norte
Barrigueira já ocupou a presidência da Amunes em 2021 e, agora, retorna ao cargo com o desafio de buscar soluções para a perda de receitas resultante da Reforma Tributária. Para garantir a disputa em chapa única e a consequente eleição, o prefeito contou com o apoio do ex-presidente Luciano Pingo e do governador Renato Casagrande.
Foto: Thompson
Fundada em 1972, a Amunes tem como principal objetivo defender os interesses dos municípios capixabas e promover o desenvolvimento das gestões municipais. A entidade atua como elo entre as prefeituras e os governos estadual e federal, buscando soluções para demandas locais. Entre suas principais iniciativas estão a criação de fundos para redistribuição de royalties, como o Fundo de Redução das Desigualdades Regionais, além da implementação do Programa de Modernização Fiscal (PMF), voltado para o fortalecimento da administração fiscal das cidades.
Com a nova liderança, a Amunes reafirma seu compromisso com o desenvolvimento municipal e a defesa dos interesses das prefeituras capixabas.