News • Sem categoria

Mães capixabas: força, fé e ORGULHO

Publicado em: 11/05/2025

Ana Malacarne, Dona Colatina e Iracy Baltar

Neste Dia das Mães, nossas homenagens de carinho e admiração se voltam para todas as mulheres que moldam o Espírito Santo com amor, coragem e fé. Mães que enfrentam batalhas diárias, sustentam famílias, constroem caminhos e ensinam pelo exemplo. Mulheres que são, antes de tudo, Orgulho.

No Espírito Santo, a maternidade também carrega o símbolo da fé que move o Estado: Nossa Senhora da Penha, padroeira e mãe. No alto do Convento, tantos pedidos são feitos com fé e devoção — por saúde, proteção e dias melhores para os filhos. Uma fé que só o amor de mãe explica.

Entre tantas mães que fizeram história no Espírito Santo, você conhece Dona Colatina Soares de Azevedo? Paulista de Campinas, mas capixaba de coração, teve uma vida marcada pela cultura, política e pela maternidade.

Casada com o então governador Muniz Freire, Dona Colatina teve dez filhos. Em 1899, foi homenageada com o nome da Vila de Colatina, que mais tarde se tornaria uma das cidades mais importantes do Estado: Colatina, o único município que leva o nome de uma mãe capixaba.

 

Prefeitas capixabas: Mães que lideram com amor

No cenário político ainda marcado pela desigualdade de gênero, duas mulheres se destacam como líderes e mães no Espírito Santo. Ana Malacarne, reeleita prefeita de São Domingos do Norte, e Iracy Baltar, eleita em Montanha.

Exemplos de força e dedicação, elas representam apenas 2,63% das prefeituras capixabas lideradas por mulheres, e conciliam, com firmeza, a vida política e o carinho com a família.

Ana Malacarne, prefeita de São Domingos do Norte, compartilha momentos com os netos nas redes sociais.
Reprodução: Instagram

A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, não abre mão dos momentos em família.
Foto: Reprodução/Instagram

Ser mãe no Espírito Santo é carregar no peito a coragem de Dona Colatina, a fé de Nossa Senhora da Penha e a liderança de Ana e Iracy. É fazer do cuidado uma forma de resistência e do amor uma força transformadora. Neste Dia das Mães, celebramos cada mulher e mãe que ajuda a escrever a história do nosso Estado com ORGULHO.

A todas as mães capixabas, nossa eterna gratidão, reverência e orgulho!

Recomendadas