Em Conceção da Barra, a cidade celebra São Pedro com a Festa dos Pescadores, que é tradição no Norte do Estado e já está acontecendo desde ontem, e vai até o dia 3 de julho. A festa conta diversas atrações como forró, quadrilha, shows musicais e claro, a maior moqueca capixaba do mundo, na qual a venda é beneficente.
O atual secretário de Cultura e Turismo e do município, Roberto Malacarne, foi o idealizador do prato gigante e foi atração na festa em 2018 pela primeira vez.
Serão utilizados 600 quilos de peixe e a moqueca será preparada em uma panela confeccionada no Galpão das Paneleiras de Vitória, feita especialmente para este evento.
“A moqueca capixaba é motivo de orgulho para nosso povo e essa tradicional festividade valoriza nossos pescadores e tradições, mobilizando a comunidade do município e atraindo para a cidade e região um grande número de turistas. Isso movimenta a economia, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.
A previsão é de que a Moqueca preparada neste sábado sirva 2.500 porções, acompanhada de arroz e pirão. A arrecadação será doada para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os ingredientes serão adquiridos dos pescadores locais e os demais ingredientes, em sua maioria, de agricultores familiares da cidade.
A RECEITA DO PRATO
Confira a receita da delícia capixaba:
600Kg de peixe
120 kg de cebola
200kg de tomate
15 kg de alho
15 litros de azeite
80 maços de coentro
60 maços de cebolinha
20 kg de limão
10kg de sal
Além de 50 kg de farinha e 120 kg de arroz.
O preparo do prato será na Praça Maristela de Almeida Serra, no Cais da Barra, terá início às 7h30 da manhã e será servida a partir de 11h30.
Em quatro dos cinco dias de festa, haverá shows musicais com atrações locais e com o cantor Amado Batista, que se apresenta na quinta (30). No quarta (29), Dia de São Pedro, o padroeiro dos pescadores, a grande atração é a procissão marítima, depois da qual será feita a queima simbólica da maior panela de barro do mundo.
Fonte: Secom Espírito Santo.