Gabriel Verly e Marcos Pereira. Foto: Divulgação
No atual cenário político e econômico do país, assim como precisamos nos inspirar no que há de melhor em cada cidade e estado, também necessitamos de protagonistas nacionais que utilizem a liderança como vetor de transformação. É exatamente nesse contexto que se destaca a trajetória de Marcos Pereira, capixaba cuja história representa fé, visão, propósito e a capacidade de construir grandes feitos. Foi essa carreira política que nos motivou a criar o troféu Liderança, uma forma de reconhecer nomes que se tornaram orgulho do Espírito Santo e do Brasil.
O sucesso de um estado ou nação depende, em parte, da inspiração que suas crianças e juventude encontram em suas referências de vida. Basta observar o exemplo do povo de Israel, cuja prosperidade é reconhecida mundialmente, impulsionada por homens e mulheres que marcaram a história e se tornaram exemplos de serviço. Servir é a premissa da liderança, e essa é justamente a principal credencial de Marcos Pereira: apenas servo.
Natural de Linhares e entregue às margens da BR-101, nascia em solo capixaba um fenômeno de transformações que marcaria a história e mudaria a política nacional. Nada mais simbólico, portanto, do que prestar um reconhecimento institucional da cidade onde Deus o conduziu. Assinado por Roninho Passos, presidente da Câmara Municipal de Linhares, não apenas o certificado, mas a intenção de recepcionar com honraria e sessão solene, o filho predestinado por Deus a escrever um dos maiores capítulos da gestão pública brasileira.
Porque nenhum começo de vida determina o tamanho dos caminhos que um servo de Deus pode trilhar. Marcos Pereira se tornou advogado internacional, mestre em Direito, escritor e exerce atualmente o mandato de deputado federal. No Parlamento, atua nas frentes mais relevantes do país e já conduziu pautas estratégicas como a Reforma da Previdência, o novo Marco Legal do Saneamento Básico, o novo Fundeb, projetos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a Lei de Informática, de sua autoria, que fortaleceu a indústria elétrica e eletrônica nacional.
Reconhecido por sua capacidade de diálogo com todas as legendas, foi listado entre os parlamentares mais influentes do Congresso em 2019, 2020, 2021 e 2022. Neste último ano, foi reeleito com 231.626 votos, tornando-se o 15º deputado federal mais votado de São Paulo. Em 2023, reassumiu a primeira vice-presidência da Câmara, realizando a gestão mais democrática e transparente da história do cargo, com mais de oito mil requerimentos de informação assinados.
Da direira para a esquerda: Gabriel Verly, Aylton Dadalto, Marcos Pereira e Wallacy Rocha
Em 2024, sob a liderança de Marcos, o Republicanos manteve seu ritmo de ascensão. O partido elegeu 435 prefeitos, 438 vice-prefeitos e 4.631 vereadores em todo o país, sendo o segundo que mais cresceu em número de prefeituras. Com o objetivo de dar continuidade a esse avanço, espero que Marcos, ao lado de outro orgulho capixaba, Roberto Carneiro, possa viabilizar uma iniciativa voltada à capacitação de gestores técnicos para projetos políticos.
Em síntese, Marcos Pereira reúne todos os pilares de liderança que inspiram este novo quadro na coluna: propósito, visão, trabalho, força e união. Por tudo isso, ele é nosso orgulho capixaba e nacional.