Alessandra dos Santos, a Mestra Baixinha, alcançou o primeiro lugar no terceiro Prêmio Dandara Zumbi, realizado em São Paulo, na categoria Trabalho Social, desenvolvido com os alunos do Projeto Capoeira Transformando Vidas. Ela concorreu com mestres de capoeira de todas as regiões do mundo. O evento aconteceu no último sábado (2/12).
Já na categoria Trabalho Infantil, também realizado com os alunos do Projeto Capoeira Transformando Vidas, ela conquistou o segundo lugar. Baixinha também ficou entre as 12 colocadas no destaque feminino de capoeiristas e entre as 12 na categoria de jogadoras.
“Esse prêmio é uma conquista muito importante. Representa os bons frutos do nosso trabalho, incentiva a participação de outras pessoas e promove nosso trabalho de capoeira por todo o Brasil”, disse Alessandra.
Dois alunos da Mestra Baixinha também foram premiados no Dandara Zumbi. Uma na categoria Revelação Feminina, que ficou em quarto lugar, e outro na Revelação Masculino, que ficou entre os 12 melhores colocados.
Conheça Mestra Baixinha
Alessandra dos Santo é mestra em Capoeira com 28 anos de prática (corda vermelha) do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A. Sua jornada na capoeira teve início em 1995 no Colégio CEJOC, com o professor Baianinho, aluno na época do Mestre Capixaba.
No ano de 2009 recebeu a graduação de professora; em 2015 se tornou formanda e, ano passado, conseguiu o título de Mestra, tendo recebido ambas graduações das mãos de Mestre Capixaba, presidente e fundador do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A.
Baixinha atua como professora de capoeira em escolas públicas e privadas e em Projetos Sociais, desde 1999. Ao longo de sua trajetória, vêm desenvolvendo trabalhos sociais valorosos, contribuindo para a diminuição da vulnerabilidade social a partir de aulas de Capoeira, Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda. Por meio de projetos sociais tem conseguido tirar crianças, adolescentes, jovens e adultos das ruas, atuando como protagonista no combate a violência e na valorização do patrimônio imaterial que é a capoeira.
Mestra Baixinha é profissional da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e é integrante do programa Semearte, uma parceria do município com a Associação Reame.
VEJA TAMBÉM:
View this post on Instagram