Foto: Arquivo pessoal
Entre montanhas, cafés e tradições, a Região dos Imigrantes no Espírito Santo se consolidou como um dos polos mais atraentes do turismo capixaba. É nesse território, que Murilo Vago construiu sua história e atua como um dos principais articuladores para que o turismo se torne cada vez mais estruturado e reconhecido na região, no Estado e no país. Aos 38 anos, o empresário carrega uma bagagem de experiências no poder público, atuação em entidades representativas e no empreendedorismo.
Em entrevista exclusiva ao Orgulho Capixaba, ele falou sobre sua trajetória, experiências e visões sobre o turismo na Região dos Imigrantes e em todo o Espírito Santo.
Natural de Santa Teresa, Murilo é graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão Pública Municipal e em Gestão de Turismo e Hotelaria. Na cidade, foi secretário de Turismo e Cultura de 2013 a 2016, secretário interino de Planejamento em 2016 e presidente do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau entre 2017 e 2019. Em 2018, abriu sua própria empresa, a Santa Sfiha, hoje com unidades em Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. Atualmente, ocupa a presidência do Imigrantes Convention & Visitors Bureau para o mandato 2025-2028, associação empresarial que também atua como Instância de Governança Regional do Turismo.
A relação de Murilo com o turismo começou em 2007, quando tinha 20 anos e ingressou como servidor efetivo do município por concurso público, atuando na Secretaria de Turismo e Cultura. Depois de seis anos passando por diversas funções na Secretaria, em 2013 assumiu o cargo de Secretário Municipal.
Foto: Arquivo pessoal
A experiência à frente da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa, um dos destinos turísticos mais conhecidos e charmosos do Eatado, marcou a trajetória de Murilo. “Ter atuado como Secretário de um município como Santa Teresa é uma grande responsabilidade e me proporcionou muito aprendizado. Inúmeros projetos foram colocados em prática no período, que me orgulham até hoje”, afirma o gestor.
Foto: Arquivo pessoal
Entre as conquistas, Murilo cita a criação dos primeiros Planos Municipais de Turismo e de Cultura, os Fundos Municipais, a galeria cultural, o Museu da Cultura e da Imigração Italiana, além do fortalecimento do calendário de eventos, com destaque para o Santa Teresa Gourmet, lançado em 2015. “Todo esse trabalho só foi possível pela integração e sinergia construída com a iniciativa privada e de uma equipe extremamente competente que integrou a Secretaria”, destaca.
Em 2021, a convite da então secretária Lenise Loureiro, Murilo assumiu o cargo de Gerente de Gestão do Turismo da Secretaria de Estado do Turismo, experiência que ampliou sua visão sobre o setor. “Atuar na Secretaria de Estado do Turismo representou a concretização de uma etapa significativa em minha trajetória profissional. Atuar no Estado me oportunizou conhecer 71 dos 78 municípios do Espírito Santo, dialogar com diversas lideranças municipais, prefeitos, secretários, empreendedores, muitas dessas pessoas que mantenho contato até hoje”, relata.
Entre os projetos, destaca a coordenação da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, a criação do Edital de Fomento Regional e a reformulação do Programa de Qualificação para o Turismo Capixaba. Ele também se orgulha do 3º lugar no Prêmio Nacional de Turismo na Categoria Formação e Inserção Produtiva de Pessoas, conquistado em 2023.
Hoje, como presidente do Imigrantes Convention & Visitors Bureau, Murilo atua para fortalecer os oito municípios que compõem a Região dos Imigrantes no Mapa do Turismo Brasileiro: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Ibiraçu, João Neiva e São Roque do Canaã. “O papel de uma Instância de Governança Regional – IGR precisa ser estratégico, uma vez que diferentemente de outras associações, atua no planejamento, estruturação e promoção do destino regional. A Região possui um planejamento estratégico definido em conjunto com os 08 municípios da região e avança em projeto para posicionar a região como um destino desejado pelo turista”, explica.
Para Murilo, o diferencial da região está no patrimônio cultural e natural. “A Região dos Imigrantes é um território de rico patrimônio cultural e ambiental. Cultura e natureza se complementam de forma não vista em outros destinos”, afirma. Ele destaca atrativos que vão desde a colonização italiana e pomerana até belezas naturais e marcos culturais, como a maior estátua de Buda do Ocidente, em Ibiraçu, e a única Rota dos Queijos do Espírito Santo, em João Neiva.
Ao avaliar o turismo no Espírito Santo, Murilo é otimista. Para ele, o turismo capixaba está se organizando, inovando e conuistando espaço no cenário nacional. “Talvez nunca o turismo capixaba tenha vivido um momento tão oportuno como os últimos 4 a 5 anos”, observa.
Mas ele ressalta que ainda há desafios, como ampliar a malha aérea, fortalecer os aeroportos regionais e investir mais em promoção turística. “Todo esse movimento chama a atenção do mercado e começa a demonstrar que o ES, até pela sua localização privilegiada, pode se tornar um destino competitivo”, analisa.
Além do trabalho, Murilo cultiva paixões pessoais que também têm fortes relações com o turismo. “Um dos meus maiores prazeres é viajar para conhecer novos destinos, viver experiências, e ter aquela sensação boa de estar num local novo que levei um tempo planejando conhecer. Costumo dizer que ter uma viagem marcada sempre deixa a rotina leve e cheia de expectativa”, diz.
Foto: Arquivo pessoal
Ele também valoriza os momentos em família e com amigos. Estar próximo dos parentes, reunir os amigos em um jantar, em um final de semana ou em um churrasco faz parte dos momentos importantes da sua rotina.
Ao falar do Espírito Santo, o sentimento que Murilo carrega é de orgulho. “Me orgulho de ser capixaba e ajudar a promover esse Estado rico em diversidade e com tantas belezas; me orgulho dos povos que ajudaram a fundar esse Estado e toda sua história; me orgulho pelo que Espírito Santo se tornou nos últimos anos, referência em tantas áreas, Estado organizado e respeitado”, finaliza.
Por toda a sua dedicação ao desenvolvimento do turismo no Espírito Santo, Murilo Vago é um verdadeiro Orgulho Capixaba!