Imagem: Canva
Quase ninguém fala sobre isso, mas existe um jeito infalível de fazer clientes premium gostarem, confiarem e admirarem a sua marca: estar presente em eventos de público ultraqualificado.
Tem uma frase que eu amo, que diz assim: milhares mudarão milhões. Se as mil pessoas certas declararem abertamente que amam a sua marca, milhões vão seguir a recomendação delas e se tornar “fãs por procuração”.
Talvez você até já saiba da importância de promover sua marca em eventos extremamente seletivos e de gerar experiências de alto impacto para os participantes. O problema é que muitos empresários ficam presos na crença de que isso é impossível para eles, por ainda não serem referências absolutas ou, quando fazem esse tipo de movimento, executam da forma errada:
Dão vouchers para sorteio, distribuem kits de bugigangas inúteis que parecem lembrancinhas de festa infantil, caem na armadilha de oferecer cupons de desconto e até montam um estande cheio de promotores terceirizados que nunca viveram, de verdade, os valores da marca no dia a dia.
Clientes do mercado premium não querem propaganda, eles querem se sentir especiais, elevados e exclusivos. Uma caneta mequetrefe e um copo de plástico com a sua marca não ajudam nisso. Pelo contrário, derrubam a percepção de valor.Você precisa ter intencionalidade para doar e consciência para receber.
Quando pensamos nas estratégias de posicionamento em eventos para as marcas que estão conosco nas mentorias, sempre consideramos 5 pontos essenciais:
Será que você pode assinar o coffee break do evento com um menu exclusivo que reforce os valores da sua marca? Será que você pode promover um transporte executivo para um grupo seleto de participantes com choferes de primeira classe? Pense em como surpreender o seu perfil de cliente mais exigente.
Veja este exemplo: nos arredores de Antuérpia, a BMW recebeu 420 convidados por noite, em um evento de 5 noites, voltado para seu programa Pure Emotions e novos modelos de luxo. Em parceria com marcas como Montblanc, Emirates e outras, o evento ofereceu um ambiente de elevado requinte, com ambientação sofisticada, gastronomia refinada e desfile dos novos modelos antes mesmo de serem apresentados ao público.
Todos os parceiros refletiam a estética e os valores BMW. Um público restrito e selecionado viveu o lançamento de forma memorável. Foi um movimento que reforça que a BMW não “vende carros”, mas entrega experiências premium.
Se você ainda não é a BMW, isso é mais um motivo para colocar a criatividade em prática e fazer o melhor que puder com o seu mais elevado padrão de networking. Empreender é encontrar soluções e não se limitar à escassez de recursos.
Se você ainda não couber em um grande evento, crie o seu próprio. Reúna 3, 5 ou 10 pessoas extremamente qualificadas em uma experiência premium memorável e incomparável.
Aqui no meu escritório de posicionamento e influência de marcas, tenho dois movimentos importantes: A Sala Secreta e o Altamarca Conecta. Todos realizados para pequenos grupos de 20 a 30 pessoas altamente selecionadas. Cada edição é um sucesso maior que a anterior e, a cada vez, mais portas de oportunidades valiosas se abrem por esse tipo de estratégia.
Milhares mudarão milhões.
Clientes estão cansados de serem vistos como alvo de ofertas forçadas que atrapalham a experiência deles nos eventos. Mas eles ficarão extremamente felizes se você elevar essa experiência a um padrão superior.
Compartilhe essa reflexão com seu sócio ou com o conselho de lideranças da sua marca. Esse tipo de ação faz com que clientes premium simplesmente se apaixonem pela ideia de caminhar ao seu lado.
Você precisa se valorizar. Vamos em frente.