News • Cooperativismo

OCB/ES completa 53 anos de atuação em defesa do cooperativismo capixaba

Publicado em: 04/09/2025

Foto: Divulgação

Hoje (04/09), é dia de celebrar o aniversário de 53 anos da OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo. Fundada em 1972, a instituição nasceu para unificar e fortalecer o movimento cooperativista no estado e, desde então, se consolidou como referência na defesa, representação e valorização das cooperativas capixabas.

“Chegar aos 53 anos de atuação não é tarefa fácil. Alcançar esse marco com uma história marcada por avanços, conquistas e vitórias é motivo de muito orgulho”, afirma Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão da OCB, diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Sebrae/ES.

A trajetória da OCB-ES é marcada por conquistas importantes. Em 1994, passou a atuar também como sindicato patronal das cooperativas do estado, ampliando sua representatividade. Em 1999, ganhou o reforço do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/ES), e, em 2004, da Federação dos Sindicatos das Cooperativas (Fecoop/Sulene). Juntas, essas três instituições formam o Sistema OCB/ES, que atua de maneira integrada em prol do fortalecimento do setor.

Para Carlão, o olhar para o futuro é o que move a instituição. “Olhar para trás nos deixa gratos e com a sensação de dever cumprido, mas temos escolhido olhar sempre para frente, para os desafios e oportunidades capazes de fazer o movimento cooperativista crescer ainda mais no nosso estado”, considera o diretor.

Carlos André Santos de Oliveira – Carlão. Foto: Divulgação

Entre os avanços conquistados pela organização, destaca-se a sanção, em 2006, da Política Estadual do Cooperativismo, marco regulatório que abriu espaço para a ampliação da atuação institucional. Hoje, além da lei estadual, 16 municípios capixabas já possuem legislações próprias de incentivo ao cooperativismo. O protagonismo da OCB/ES também se reflete na presença ativa em mais de 50 fóruns de debate e decisão no Espírito Santo, incluindo a Comissão Permanente do Cooperativismo da Assembleia Legislativa e a Comissão de Direito Cooperativo da OAB/ES.

“Entendemos que quando o cooperativismo capixaba evolui, todo o Espírito Santo evolui junto. A nossa missão é contribuir para que isso ocorra, com as cooperativas gerando cada vez mais retornos positivos para seus cooperados, sendo um espaço de acolhimento e aprimoramento para seus colaboradores e impactando positivamente mais e mais vidas”, reforça Carlão.

Com mais de cinco décadas de história e um futuro cheio de planos promissores, a OCB/ES impulsiona não apenas o desenvolvimento das cooperativas, mas também o crescimento econômico e social do Espírito Santo. Um verdadeiro Orgulho Capixaba.

Recomendadas