Orgulho do Sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim completa 156 anos neste sábado (25) | Orgulho Capixaba
News • Espirito Santo

Orgulho do Sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim completa 156 anos neste sábado (25)

Publicado em: 25/03/2023

Pedra do Itabirito - Cachoeiro de Itapemirim

Pedra do Itabirito – Cachoeiro de Itapemirim

Cidade de belezas naturais incomparáveis e celeiro de grandes personalidades, Cachoeiro de Itapemirim comemora 156 anos neste sábado.

A história de Cachoeiro de Itapemirim começa como a de muitas outras cidades brasileiras – às margens de um rio e no ritmo do garimpo do ouro e da cultura cafeeira. A cidade localiza-se no sul do estado do Espírito Santo e se destaca por ser a mais importante cidade dessa região do ponto de vista econômico, status construído a partir do fim do século XIX, em decorrência da expansão cafeeira.

Em Cachoeiro, havia um porto que recebia todo o café produzido na região sul, uma vez que se localizava no último trecho navegável do rio Itapemirim. O café possibilitou a construção de vias de comunicação, especialmente a via-férrea, a primeira da província; da luz elétrica, a primeira do estado; e de outros símbolos do “progresso” em plena expansão capitalista, além de incrementos na área de urbanização.


O nome da cidade deriva de um aspecto geográfico: os cachoeiros ou as cachoeiras do rio Itapemirim, rio que corta a cidade. Por causa desse aspecto geográfico, a cidade, como muitas outras do Brasil, desenvolveu-se econômica e urbanisticamente a partir do rio. Os cachoeirenses preferem o termo Itapemirim – caminho de água com pedras que formam pequenas cachoeiras.

Cachoeiro chega aos 156 anos entre as cidades mais inteligentes do Brasil, já que figura no ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems.

Em grande medida, o resultado reflete a intensificação das melhorias da administração municipal em modernização e tecnologia da informação, tornando os processos de gestão mais interligados e ágeis.

Na área de Saúde, por exemplo, um dos projetos em andamento é o processo de informatização das ações da Atenção Primária à Saúde (APS), com implantação de internet de fibra ótica e instalação de novos computadores para todas as unidades básicas de saúde. Esse processo permite a ampliação do Prontuário Eletrônico na rede municipal de saúde, impactando diretamente na agilidade do atendimento e na melhoria dos processos de armazenamento de informações.

Na Educação, as matrículas nas escolas municipais passaram a ocorrer pela internet, em um sistema que permite que os pais acompanhem melhor a vida escolar de seus filhos. O município também investirá em fibra óptica para melhorar a conectividade nas escolas e interligá-las.

Em um caminho brilhante rumo ao crescimento constante, Cachoeiro de Itapemirim mostra que tem tudo para dar ainda mais orgulho ao Espírito Santo e ao Brasil.

Recomendadas