Divulgação / PMV
As Paneleiras de Goiabeiras, um dos maiores símbolos de cultura e gastronomia do Espírito Santo, foram homenageadas em plena passarela do samba, na Sapucaí, no Rio de Janeiro.
A Escola Inocentes de Belford Roxo promoveu a homenagem, com o belo enredo “Mulheres de Barro”, durante o desfile da Série Ouro (grupo de acesso do Carnaval Carioca).
Paneleiras, integrantes de uma banda de congo e familiares, deixaram o ES rumo à Marquês de Sapucaí para que pudessem receber a homenagem.
A viagem reuniu um grupo de 40 pessoas, que contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória em comunhão com a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV).
A comitiva desfilou em uma ala da escola especialmente criada para destacar a homenagem.
O enredo narrou a tradição vinda das mãos habilidosas das Paneleiras, e exaltou o empoderamento das mulheres que confeccionam as panelas de barro e repassam o saber e a cultura há várias gerações, de mãe para filha.
Além disso, o samba também destacou pontos turísticos como o Vale do Mulembá, em Vitória, de onde é extraída a matéria-prima para a confecção dos materiais.