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De uma infância simples no Espírito Santo à liderança de uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil. Aos 53 anos, Paula Barcellos Tommasi Corrêa é CEO da Viação Águia Branca e carrega consigo a determinação herdada da família, a coragem para inovar e a responsabilidade de ser uma das poucas mulheres em posição de liderança em um setor historicamente masculino. Em entrevista exclusiva ao Orgulho Capixaba, ela falou sobre sua trajetória, desafios e sobre o orgulho de ser capixaba.
Filha de um mecânico e de uma dona de casa, Paula Barcellos cresceu em uma família simples ao lado de duas irmãs. “Meu pai sempre trabalhou com motores, inclusive, ele foi o responsável pelo projeto do primeiro motor a álcool no Brasil. Esse ambiente, de muito trabalho e dedicação, influenciou muito quem eu sou hoje”, conta.
Hoje, Paula é mãe de dois filhos, João Paulo, de 29 anos, e Mariana, de 26, frutos da união de mais de três décadas com seu esposo, Gustavo. Formada em Engenharia da Computação pela Ufes, com especializações em Marketing, Gestão e formações executivas na Fundação Dom Cabral, no Insead (França) e no IBGC, ela trilhou um caminho que alia preparo técnico, visão estratégica e sensibilidade.
A relação de Paula com a Águia Branca começou há 23 anos, como prestadora de serviços. “Com o tempo, fui assumindo funções internas e me tornei gerente comercial. Depois, estive durante dez anos à frente da Diretoria Comercial e de Marketing. Essa vivência me deu uma visão muito ampla da empresa, das operações e, principalmente, da importância de manter sempre o cliente no centro das decisões”, considera.
Foi em 2019, após seis meses de um criterioso processo seletivo, que Paula foi escolhida para assumir a Diretoria Executiva. “Foi um marco na minha vida, porque além da responsabilidade de liderar uma empresa com quase oito décadas de história, também me vi diante do desafio de imprimir o meu próprio estilo de liderança”, conta a gestora.
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Paula lembra que um conselho que recebeu na época, da responsável pelo processo seletivo, ecoa até hoje em sua liderança. “Me alertou sobre encontrar esse meu jeito de liderar. […] Como mulher, temos poucos exemplos como referência e é fácil nos masculinizarmos ou copiarmos outros modelos ao assumir posições de liderança. Aos poucos fui entrando o meu tom, o meu jeito de conduzir o time, sempre com um olhar humanizado, sem perder de vista os resultados e a produtividade”, garante ela, que diz promover uma gestão firme, com propósito e suave com as pessoas.
Ela também reconhece que a experiência de dez anos à frente das áreas Comercial e de Marketing moldou sua forma de enxergar toda a companhia. “O Comercial e o Marketing me deram algo essencial: a capacidade de ouvir. De ouvir o cliente, entender suas necessidades, e de transformar essas percepções em estratégias. Isso moldou a forma como enxergo a companhia até hoje”, garante.
Em 2020, poucos meses após assumir a Diretoria Executiva, Paula se viu diante de uma das maiores crises da história, que impactou diretamete o setor de transportes: a pandemia de Covid-19. Para ela, esse período foi o mais desafiador de sua gestão. “Tivemos que reduzir a operação para apenas 6% da nossa capacidade. Não tínhamos lugar para guardar nossos ônibus. Tivemos que ‘tirar a empresa da tomada’ e religar somente o que fosse essencial”, lembra.
A decisão mais difícil foi inevitável: reduzir o quadro de colaboradores, como aconteceu na maioria das empresas na época. “Tomamos a decisão dolorosa de demitir mais de mil pessoas, em grupos pequenos de 10 pessoas”, conta. Mas com empatia e respeito, Paula conduziu esse processo ‘olhando nos olhos’ dos colaboradores, oferecendo apoio e garantindo o retorno quando a demanda voltasse à normalidade.
O reencontro não demorou a acontecer e, segundo ela, foi um dos momentos mais emocionantes da carreira. “Em dezembro de 2021, […] na garagem de São Paulo, nossa equipe formou um corredor e recebeu com aplausos dezenas de profissionais que estavam retornando à Águia Branca. Foi um ritual de esperança e de humanidade, que mostrou que é possível enfrentar até as maiores crises sem perder a essência do cuidado com as pessoas”, relembra.
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O transporte rodoviário ainda é um setor predominantemente masculino, mas a presença de Paula em uma das maiores empresas do ramo no Brasil mostra que este cenário está mudando. “É desafiador, mas também inspirador. No começo, enfrentei alguns preconceitos um pouco velados”, conta. Ela lembra que já ouviu frases como ‘ela trabalha igual a um homem’, ditas muitas vezes como elogio. “Na verdade, mostravam a falta de referência de uma liderança feminina”, alerta a CEO.
Paula, no entanto, encontrou seu próprio jeito de liderar ao perceber que não precisava repetir os padrões das lideranças masculinas. “Percebi que […] poderia liderar com o meu estilo: firme no propósito, entregando resultado e suave com as pessoas, ouvindo verdadeiramente e me conectando com o time”, afirma.
Hoje, iniciativas que promovem a diversidade começam a abrir caminhos para mais mulheres no setor que, de acordo com a gestora, são apenas 17,8% dos trabalhadores. A fim de reduzir essa desigualdade, a gestão de Paula fomentou a criação de programas de incentivo à formação de mulheres líderes, com bolsas para graduação de mulheres, vagas afirmativas e programas de liderança feminina. “Para mim, o mais importante é mostrar que resultado e dedicação falam mais alto do que qualquer preconceito. Precisamos permitir que mais mulheres se capacitem para, que ao surgir uma nova oportunidade, vença quem estiver mais preparado”, diz.
À frente da Diretoria Executiva, Paula afirma conduzir a empresa com três prioridades: segurança, inovação e experiência do cliente, pilares que, segundo ela, guiam todos os projetos da viação.
Para cumprir o tripé, os investimentos vão desde tecnologia até saúde. “Estamos investindo em inovação para tornar cada vez mais simples e prática a compra e a viagem, em tecnologias para aumentar a eficiência da operação e em programas que cuidam da saúde dos nossos motoristas, como o Medicina do Sono, que já tem 25 anos”, afirma.
E sobre o futuro da empresa, Paula garante: “Queremos continuar crescendo de forma sustentável, trazendo inovação sem perder a tradição, e garantindo que cada passageiro tenha uma experiência de confiança, acolhimento e segurança”.
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Apesar da rotina intensa, Paula relata que encontra refúgio em momentos simples. “Eu gosto de estar com a família, de aproveitar momentos simples e verdadeiros. Eu costumo dizer que eu não preciso estar todos os momentos com eles, mas a minha família é a minha prioridade”, compartilha.
Ela também cultiva hobbies que ajudam a equilibrar a vida, como a leitura e os estudos. “Tenho um hobby que pouca gente imagina: o crochê. Entre pontos e linhas, organizo meus pensamentos, esvazio a mente e encontro uma forma delicada de me renovar. Também gosto muito de escrever, expor meus sentimentos e emoções por meio da escrita”, conta.
Ativa nas redes sociais, Paula compartilha as reflexões que escreve sobre como equilibrar a vida pessoal e profissional em seu perfil no Instagram: @desafios.de.mulher. E quando precisa respirar fundo, encontra nas montanhas capixabas o cenário perfeito. “Eu sou apaixonada pelas montanhas do nosso estado, inclusive temos uma casinha de campo onde passamos os finais de semana. Ali eu encontro paz, um clima fresquinho e uma simplicidade que me reconecta com minhas origens”, detalha a CEO.
Paula carrega no coração a identidade de sua terra. Para ela, além dos encantos do Espírito Santo, é importante reconhecer o esforço da administração pública, o equilíbrio financeiro e os investimentos em infraestrutura e na melgoria de indicadores sociais, com destaque para a educação capixaba, que é referência nacional.
“Eu tenho muito orgulho de ser capixaba, de pertencer a um Estado que carrega a essência do acolhimento, da simplicidade e da determinação. Um estado pequeno que vem se agigantando. E também tenho muito orgulho de representar a Viação Águia Branca, que nasceu pequena neste estado, que desbravou, que cresceu e hoje faz parte do Grupo Águia Branca, que está entre os 100 maiores grupos empresariais do país, tornando-se uma referência para o Brasil”, diz Paula, com orgulho.
A história de Paula Barcellos reflete liderança, propósito, humanidade em tempos de crise e coragem para ser referência feminina em um setor que ainda aprende a se abrir para a diversidade. Paula é inspiração não apenas mulheres, mas para todos que acreditam no poder da dedicação, da visão de futuro e do orgulho de ser capixaba.
Paula Barcellos é um verdadeiro Orgulho Capixaba!