Mayara e Rosiane. Foto: Divulgação
A LUMOR Velas, criada pelas capixabas Rosiane Rangel e Mayara Davel, surgiu como uma nova aposta no mercado de velas aromáticas no Espírito Santo, unindo experiência profissional, observação de tendências e a oportunidade de atender um nicho ainda pouco explorado no país. Hoje, a marca é reconhecida como um negócio que alia identidade capixaba, personalização e proposta sensorial.
A inspiração que deu origem à empresa surgiu durante uma viagem aos Estados Unidos, quando Mayara, que é sobrinha de Rosiane, se encantou com o hábito cotidiano dos americanos de acender velas para transformar a atmosfera dos ambientes. Porém, sua tia, Rosiane, já cultivava esse mesmo costume no Brasil. A conexão entre as percepções das duas fortaleceu a ideia de que havia espaço para desenvolver esse mercado no estado.

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Antes mesmo de ter nome, a LUMOR já existia como sonho. As duas mantinham um grupo no WhatsApp onde compartilhavam metas, planos e ideias, incentivando-se mutuamente a tirar projetos do papel. Até que Mayara fez o convite que mudou o rumo da dupla. “Vamos abrir uma marca de velas?”, recordam. Em pouco mais de um mês, o grupo que se chamava “Chega de Desculpas” se transformou no embrião da empresa, já com nome, CNPJ e plano de ação.
Assim surgiu a LUMOR, que combina a expressão “luz do amor” e sintetiza o propósito da marca. A ideia é oferecer produtos que proporcionem experiências sensoriais e reforcem conexões entre pessoas e ambientes. Esse conceito orienta o desenvolvimento dos aromas, as embalagens e a personalização, hoje um dos pontos de destaque da empresa.
Hoje, a marca desenvolve velas feitas à mão, com ingredientes selecionados e processos que buscam agregar valor pela experiência, não apenas pelo aspecto decorativo. A proposta de Rosiane e mayara é contribuir para a criação de pequenos rituais, como acender uma vela ao fim do dia para relaxar, meditar ou simplesmente tornar o ambiente mais acolhedor.

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Entre os principais desafios enfrentados pelas empreendedoras está a mudança da percepção do público brasileiro sobre velas aromáticas. Muitas pessoas ainda interpretam o produto apenas como item decorativo. Segundo elas, é preciso educar o consumidor sobre novos usos e significados. Nesse processo, uma das mensagens centrais do trabalho da LUMOR tem sido reforçar o uso cotidiano das velas.
Como explicam, trata-se de ampliar a compreensão sobre o produto e incentivar experiências. “Muitos ainda veem a vela apenas como item decorativo e têm até “pena de acender”. Nosso papel é mostrar que a vela é como um perfume, um vinho (para quem aprecia) ou um bom chá: foi feita para ser usada, sentida, vivida”, afirmam.

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A personalização é um dos diferenciais mais fortes da marca, que desenvolve velas com identidade visual, mensagens e aromas ajustados às necessidades de cada cliente. A empresa atende tanto demandas individuais quanto corporativas, criando produtos específicos para eventos, ações de relacionamento e estratégias de branding.
Para 2026, Rosiane e Mayara contam que o objetivo é consolidar a LUMOR como marca de referência no Espírito Santo e ampliar a atuação com parceiros revendedores, como salões, floriculturas, clínicas, hotéis e cafeterias. A empresa também pretende fortalecer sua presença no mercado empresarial. Já no médio prazo, as sócias avaliam expandir para outros estados, considerando o potencial crescente do setor de velas aromáticas no país.
Com esse planejamento, a LUMOR estrutura processos, amplia sua presença no mercado e posiciona-se como uma marca capixaba atenta às tendências de consumo e às demandas por produtos personalizados. Um verdadeiro Orgulho Capixaba!