News • Empreendedorismo

Politintas: 50 anos colorindo o Espírito Santo

Publicado em: 11/08/2025

Fachada da Loja de Jardim Camburi. Foto: Divulgação

Completar 50 anos é um marco que poucas empresas brasileiras alcançam, especialmente no setor varejista. Mais raro ainda é comemorar essa data com crescimento consistente, presença consolidada e uma relação próxima com clientes e profissionais do mercado. No dia 10 de agosto, a Politintas, empresa genuinamente capixaba, de origem familiar, celebrou cinco décadas de história, consolidando-se como a maior rede varejista de tintas do Espírito Santo e uma das mais relevantes do segmento no Brasil.

Com 20 lojas distribuídas nos cinco principais municípios da Grande Vitória, a empresa ainda dispõe de um moderno centro de distribuição e mantém parcerias com os principais fabricantes de tintas, impermeabilizantes, ferramentas e acessórios para pintura de todo o Brasil. A mais recente loja da rede, inaugurada no final de julho no bairro Jockey, em Vila Velha (uma das regiões que mais crescem no município), reflete o ritmo de expansão e a visão de futuro da empresa, que segue abrindo portas para novas oportunidades e consolidando seu papel como motor do desenvolvimento regional.

Fachada da Loja de Jockey, em Vila Velha. Foto: Divulgação

 

Evolução constante

Ao longo dessas décadas, a Politintas atravessou diferentes ciclos econômicos, conviveu com a hiperinflação por anos, investiu e inovou. Tudo isso, mantendo sempre um crescimento sustentável, focando na capacitação de seus colaboradores e parceiros, e oferecendo um atendimento consultivo e especializado.

Em vários momentos, destacou-se pelo pioneirismo e investimento em tecnologia. Foi uma das primeiras empresas do varejo capixaba a se informatizar, marcando um passo importante rumo à modernização da gestão e do atendimento.Poucos anos depois, tornou-se a primeira loja do Espírito Santo e a quinta do Brasil a oferecer aos clientes uma máquina de manipulação de cores, uma das maiores inovações do setor de tintas imobiliárias no início da década de 1990.

No ano 2000, com a inauguração da quinta unidade, a Politintas lançou um novo conceito de loja: o autoatendimento assistido. Nesse modelo inovador, os produtos passaram a ficar ao alcance das mãos, organizados nas prateleiras, para que o próprio cliente pudesse ver, comparar e escolher com liberdade. E os tradicionais balcões foram substituídos por mesas, criando um ambiente mais acolhedor, próximo e funcional.

A novidade não só conquistou os consumidores, como também despertou o interesse de lojistas de várias regiões do Brasil, que vieram conhecer de perto esse novo jeito de vender tintas, mais moderno, eficiente e centrado na experiência do cliente.

 

 

Profissionalização e visão de mercado

Diferente de muitas empresas familiares que não resistem à transição entre gerações, a Politintas apostou em uma gestão profissionalizada sem abrir mão de sua cultura organizacional e está preparada para crescer mais rápido nos próximos anos.

“A empresa tem uma governança cada vez mais profissional, que nos permite crescer em ritmo acelerado. É uma companhia sólida, que transcende a individualidade de seus sócios e fundadores, que prospera com independência, sustentada por processos, tecnologia, cultura e pessoas comprometidas com o seu propósito”, comenta o diretor-executivo da empresa, Vinicius Ventorim.

Vinicius Ventorim. Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Com um olhar atento para a diversidade de seus consumidores, proporciona a melhor experiência de compra tanto para o cliente que quer investir em tintas de alta tecnologia e custo mais alto, quanto para aqueles que buscam por um produto mais econômico e que caiba no orçamento. Afinal, a Politintas conta com linhas completas de tintas decorativas, automotivas e industriais.

 

 

Foco no cliente e reconhecimento dos capixabas

Segundo o diretor-executivo da Politintas, o compromisso da empresa sempre foi ir além de vender tintas. “Há meio século, nós ajudamos as pessoas a transformarem espaços, realizarem sonhos e melhorarem sua qualidade de vida. Isso passa por oferecer um atendimento de alta qualidade, por investir no desenvolvimento dos nossos colaboradores e por atuar de forma ética e responsável com a sociedade e o meio ambiente”.

E os capixabas entenderam bem esse compromisso da empresa, tanto que há vários anos consecutivos a Politintas é líder absoluta na categoria Loja de Tintas das pesquisas de lembrança de marca realizadas Espírito Santo. “Estar em primeiro lugar na mente e no coração dos capixabas por tantos anos seguidos é um reconhecimento incrível. Temos certeza de que essa lembrança é o resultado de uma trajetória de persistência, de escuta atenta ao consumidor e de um compromisso diário com a qualidade do nosso atendimento”, comenta Vinicius Ventorim.

 

 

Construindo um amanhã mais colorido, justo e sustentável

Na Politintas, o futuro já começou, por isso o cuidado com o amanhã é uma prática constante. A empresa une responsabilidade ambiental, compromisso social e visão de longo prazo em ações concretas que impactam positivamente o presente e inspiram o futuro.

Com uma atuação que vai além do mercado de tintas, a Politintas adota práticas conscientes em sua operação, investe em soluções que reduzem impactos ao meio ambiente e apoia projetos transformadores que geram valor para as pessoas e para as comunidades onde está presente.

Cada escolha da empresa reforça seu papel como agente de mudança, desde a adoção de tecnologias limpas até o incentivo à cultura, à inclusão e ao bem-estar coletivo.

Reprodução/Politintas

 

 

O que esperar para os próximos anos?

O mundo inteiro está passando por uma transição com profundas transformações na tecnologia, conhecimento, pensamento e comportamento. E uma empresa com meio século de existência precisa ficar muito atenta a todas as mudanças que já começaram a acontecer.

“Quando pensamos no futuro, enxergamos uma Politintas ainda mais inovadora, digital, sustentável e conectada com as novas gerações de consumidores. Temos orgulho de olhar para trás e ver o que construímos, mas o que mais nos motiva é saber que ainda temos muito a colorir daqui para frente”, diz Vinicius Ventorim.

 

Um pouco sobre a história da Politintas

Se você ainda não sabe como a história da Politintas começou, então conheça um pouco mais sobre esta empresa que nasceu pequena, na cidade de Cariacica, e desde então não parou mais de crescer. No dia 10 de agosto de 1975, a Politintas abriu suas portas pela primeira vez. “Eu havia trabalhado na área de compras de algumas empresas e sabia bem quais os segmentos mais carentes do mercado na época. No início, a Politintas vendia apenas tintas automotivas. Mas pouco tempo depois, mais uma vez observando a necessidade das pessoas, iniciamos a venda das tintas imobiliárias”, lembra Estanislau Ventorim, fundador da marca.

Segundo Estanislau Ventorim, o segredo da longevidade está no DNA da empresa, no motivo pelo qual ela foi criada. “O compromisso em atender bem o cliente e resolver os seus problemas faz parte da essência da Politintas desde o primeiro dia e isso não mudou durante meio século. E nem vai mudar, pois essa sempre foi a nossa razão de existir”, conta Estanislau Ventorim.

Com meio século de história, a Politintas prova que tradição e inovação podem andar juntas – e que ainda há muito espaço para crescer, evoluir e levar cor para o Espírito Santo e para o Brasil. Um verdadeiro Orgulho Capixaba!

Recomendadas