Produzido por meio de agricultura familiar, café de açaí é sucesso capixaba | Orgulho Capixaba
News • Gastronomia

Produzido por meio de agricultura familiar, café de açaí é sucesso capixaba

Publicado em: 09/02/2024

Foto: Arquivo pessoal

Cleiton Nascimento é bombeiro hidráulico, trabalhava em obras como encanador e sempre gostou muito de açaí. Quando viajou para o Macapá, ficou encantado com a venda de polpa da fruta em todas as esquinas e levou o produto para casa.

Com a pandemia em 2020, ficou desempregado e começou a vender o açaí – que antes era para consumo próprio – para se sustentar. Foi para área rural atrás de mais açaí para fazer a polpa e vender nas feiras. Até que um dia um conhecido disse que dava para moer os grãos que sobram após a retirada da polpa.

“Eu queria fazer uma experiência, saber qual era o sabor dessa bebida. Aí minha sogra torrou e eu fiz a moagem num moedor de café pequeno e vi que o sabor era diferente”, relata Cleiton.

Aos poucos, a iguaria foi se tornando popular e hoje Cleiton tem clientes no Brasil todo. A bebida, além de possuir antioxidantes que ajudam a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular, possuem compostos bioativos que podem auxiliar no controle do açúcar no sangue e na redução do colesterol.

“Ele não tem a cafeína, que é um estimulante. Dá pra tomar um café da manhã saboroso porque ele é gostoso. Muitas pessoas compram até por curiosidade, pra saber como é o café. Depois que a gente começou a degustação na feira, no copinho, eles [os clientes] provam e passam a adquirir mais”, contou.

Inicialmente, o café era colocado em sacos de plástico simples | Foto: Arquivo pessoal

Na época da safra, entre fevereiro e maio, a família produz cerca de 120 quilos de açaí por dia e as vendas são feitas nas feiras de Campo Grande e Jardim Camburi.

O agricultor é morador de Viana e conta que a esposa, Cássia Rosa, foi essencial nesse processo, incentivando e apoiando desde o início.

“Eu não era muito bom de mexer com as pessoas, eu sou mais tímido e ela me ajudava nessa parte. Sempre falava para vender na feira e me ajudava a selar os produtos. Hoje ela faz a embalagem, pesa os pacotes e pesa”, destaca.

Após o empreendimento familiar crescer, Cleiton decidiu produzir e colher o próprio açaí e arrendou três plantações que ficam nas zonas rurais de Viana, Guarapari e Fundão, na Região Metropolitana de Vitória. Juntas, as áreas somam seis hectares.

Acompanhe Cleiton no seu Instagram e conheça mais sobre a sua história.

VEJA TAMBÉM: 

 

Recomendadas