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O professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes José Antonio Martinuzzo lança nesta quinta-feira, 13, seu novo livro ‘Ciberbarroco: Biopoder na Digitalidade’, que aborda a estratégia que governa as redes sociais e seus usuários. O lançamento será realizado das 19 às 21 horas, na Livraria Leitura do Shopping Vitória, na Enseada do Suá.
A obra defende que a humanidade está vivendo uma nova era barroca, justamente na grande novidade tecnológica do século XXI. Mas o que esses “ciberterritórios” teriam a ver com o Barroco, inventado no século XVI? Segundo Martinuzzo, entre outros fatores, a mesma guerra pela atenção, a origem num investimento de poder sem limites e a estética pictórica, aquela que privilegia não “as coisas como são”, mas “como elas parecem ser”.
O livro tem origem na tese de titularidade defendida pelo professor em 2022, junto à banca formada pelas professoras titulares Ruth Reis, Marialva Barbosa, Iluska Coutinho e Ana Louise Fiuza. A netnografia nas redes sociais e a pesquisa teórica foram iniciadas em 2019.
Curiosidade
A capa do livro traz uma curiosidade: a reprodução da obra Narciso, de Caravaggio, um dos expoentes do Barroco. Narciso, o mais belo dos mortais, segundo a mitologia grega, morreu ao se encantar com o reflexo da própria imagem, não numa tela como atualmente se faz, mas no espelho d’água onde fora matar a sede num dia de verão. Apaixonado pelo que viu, afogou-se nas profundezas em que mergulhou enamorado de si. Nunca mais foi visto.
A tela é de propriedade da Galeria Nacional de Arte Antiga de Roma, no Palazzo Barberini. Em contato com a instituição e explicando o teor do livro, Martinuzzo conseguiu os direitos de reprodução da obra na capa do livro. Além dos créditos da foto cedida por eles, firmou-se o compromisso de enviar à biblioteca do Palazzo Barberini dois exemplares impressos da edição.